+ Noticias

20/03/2020 16:22

Prefeito de cidade de MT colonizada por gaúchos proíbe chimarrão e compartilhamento de cuia em repartições públicas

(G1)

Com o risco de proliferação da Covid-19, a tradição de tomar chimarrão foi proibida nas dependências da Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A população da cidade tem o hábito de tomar a bebida quente, cuja tradição foi herdada pelos colonizadores gaúchos.

O prefeito Ari Lafin (PSDB) proibiu o consumo devido ao compartilhamento da cuia. Segundo o prefeito, o hábito de tomar a bebida é comum nos órgãos públicos e, com isso, as pessoas compartilham a cuia. O uso coletivo aumenta o risco de contágio pela doença. 

“Chimarrão aqui já foi cortado. Hoje não tem chimarrão no poder público. Toma chimarrão em casa com a família. Porque não se compartilha a cuia", disse o prefeito.

Ele explicou que a medida foi tomada para proteger a população e servidores. O prefeito reforçou que toda a população deve ficar em alerta para evitar o avanço do novo vírus na cidade e no estado.

Ari assinou um decreto na quarta-feira (18) criando o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. A equipe temporária tem a responsabilidade de propor e avaliar medidas para evitar a proliferação da Covid-19.

 
Prefeitura de Sorriso proíbe consumir chimarrão dentro do prédio público — Foto: Prefeitura de Sorriso

Prefeitura de Sorriso proíbe consumir chimarrão dentro do prédio público — Foto: Prefeitura de Sorriso 

O decreto cancelou aulas nas escolas da rede municipal, atividades com idosos, cancelamento da festa de aniversário da cidade que aconteceriam no dia 13 de maio. 

“Para que tudo seja feito hoje e possa ter continuidade, nós precisamos nos unir. É preciso o apoio de cada um, e existem prioridades a serem seguidas", enfatizou o prefeito.

De acordo com Ari, as medidas decididas são alinhadas com as recomendações e deliberações de decreto do governo do estado e medidas do Ministério da Saúde.

O prefeito disse que no município não há nenhum caso suspeito, porém, defende que é necessário cautela. Ele ainda lamentou que Sorriso não terá festa de aniversário pela primeira vez em 34 anos. 

Incidência no estado

Em Mato Grosso um caso da doença foi confirmado em Cuiabá. O resultado foi divulgado no fim da noite de quinta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O Boletim Epidemiológico atualizado na quinta-feira apontou que o estado tem 58 casos suspeitos sendo investigados pela própria secretaria do estado.

O Ministério da Saúde e as secretarias estaduais divulgam os dados atualizados sobre a doença no país e nos estados todos os dias a partir de 16h. 

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). 
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo