Esportes - Geral

21/11/2017 11:57

Dois recordes brasileiros são batidos no lançamento de dardo nos Jogos Escolares da Juventude

Nove recordes dos Jogos Escolares da Juventude foram batidos nas provas de atletismo e natação em Brasília 2017 – atletas de 15 a 17 anos. Dois deles foram recordes nacionais, um na categoria sub-18 e outro na sub-16. Coincidência ou não, as duas novas marcas brasileiras foram quebradas na mesma prova: o lançamento do dardo feminino, disputado na pista do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), em Brasília.
 
Raphaela Diesse Castro Pereira, da Escola Estadual Fernando Lobo, de Juiz de Fora (MG), venceu a prova com a marca de 52,76m, novo recorde brasileiro sub-18. A marca anterior pertencia a Alana das Neves Maranhão, que em 15 de julho último, marcou 50,97m no Mundial de Menores de Nairóbi, no Quênia. Raphaela estava tão inspirada na prova que cinco dos seis lançamentos foram acima do recorde.
 
“Estou muito feliz, treinei muito para alcançar a minha melhor marca e poder subir no pódio e é muito gratificante poder subir em primeiro lugar, ainda mais batendo o recorde brasileiro. Não tenho palavras para descrever esse momento. Só gratidão. É a recompensa do esforço. Quem me conhece sabe o quanto eu batalhei por esse resultado. Agradeço à minha família, aos meus treinadores e à minha equipe que esteve sempre do meu lado, me ajudando a todo momento a crescer superando todas as barreiras para poder chegar aonde eu cheguei hoje”, afirmou Raphaela, logo após a prova.
 
Bruna Vieira de Jesus, da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, de Campo Grande (MS), ficou com a medalha de prata com a marca de 49,16m. A atleta de 15 anos de idade superou o antigo recorde brasileiro sub-16, que já pertencia a ela com 45,86m e fora alcançado em 22 de julho deste ano, em Campo Grande.
Outros três recordes foram batidos no atletismo dos Jogos Escolares da Juventude. Também no lançamento do dardo, mas na prova masculina, Luiz Maurício da Silva, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves (MG), conquistou a medalha de ouro com 66,68m, novo recorde da competição.
 
“Esse foi meu último ano nos Jogos Escolares. No fim, deu tudo certo. Todo mundo vem me cobrando muito, existe ainda a cobrança pessoal, mas graças à Deus consegui o recorde, então gostei muito. Essa foi a minha quinta e última participação nos Jogos Escolares e deixei a minha marca. Vou voltar para casa com gostinho de ter fechado o ano com chave de ouro”, disse Luiz Maurício.
 
Já nos 100m com barreiras, Micaela Rosa de Mello conseguiu a marca de 13s80, novo recorde dos Jogos Escolares da Juventude. O anterior pertencia a Débora Gomes, também de Santa Catarina, com a marca de 14s06, conquistado nos Jogos de Belém 2013.
 
“Estou muito feliz. Podia ter feito um tempo melhor, mas fiquei com o título e isso é o mais importante”, afirmou a jovem de 17 anos. A atleta da Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, de Palhoça (SC), conseguiu a melhor marca da carreira no Mundial de Menores do Quênia com o tempo de 13s56, quando ficou com a sétima colocação. 

No lançamento do disco masculino, Vitor Gabriel Motin, do Colégio Estadual Abraham Lincoln, de Colombo (PR), estabeleceu o novo recorde da prova com 59,46m. Já nos 400m rasos masculino, Marcos Vinícius Moraes (Escola Municipal Presidente Tancredo Neves-MG) venceu a prova com 46s87 e também entrou para os anais dos Jogos Escolares da Juventude.
 
Na natação foram batidos quatro recordes da competição. Dois em provas individuais – 50m e 100m livre, ambos com André Luiz Souza, com 23s06 e 50s21, respectivamente. E dois em provas de revezamento, ambos com o atleta André Luis Souza, do Colégio Santa Cecília, de Santos (SP). No revezamento 4x50m livre a nova marca da competição passa a ser de 1min36s66 e no 4x50m medley misto 1min45s46.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo