Notícias

10/11/2017 16:21

Voluntários começam trabalhos para 7ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires

(JCidade)

A Comissão Amigos do Teles Pires, que reúne voluntários para promover a limpeza do Rio todo final de ano já começou o processo de trabalho para a realização do 7º Mutirão. O evento deverá acontecer final do mês de novembro ou início de dezembro, dependendo o nível do rio que começa a encher. João Rodrigues, o Bisteca, idealizador do evento e morador ribeirinho no Porto de Areia, ponto mais próximo do Rio Teles Pires em Alta Floresta – 30 quilômetros -, está com uma equipe já trabalhando no recolhimento de lixo das margens do Teles Pires e também de ilhas e vários pontos que durante a temporada de pesca e banho pessoas vão acampar e não recolhem suas sacolas, garrafas e vários outros produtos que, se forem atingidos pela cheia do Teles Pires, são levados para dentro da água. “Estamos já há oito ou dez dias recolhendo. Temos vários lugares que já ensacamos e deixamos o lixo só para embarcações pegarem no dia do Mutirão”, explicou Bisteca.
Mas o trabalho ainda feito nos primeiros dias foi em regiões próximas do Porto de Areia. O baixo nível do rio estava impossibilitando estender a limpeza, fato que segundo Bisteca, começou a mudar com o aumento das chuvas. “Começou a encher e agora, acreditamos que mais uma semana ou duas vai dá para fazer tudo”, contou o voluntário.
O Mutirão de Limpeza que começou com ações voluntárias somente na região do Porto de Areia cresceu e neste ano de 2017, com apoio de empresários, imprensa e principalmente dos pescadores e ribeirinhos, a limpeza vai atingir cerca de 160 quilômetros de rio Teles Pires. “Queremos fazer da ponte – MT-320 em Carlinda – até a Balsa do Cajueiro – em Paranaíta –”, informou o vereador e voluntário Tuti.
Além do comércio com apoio logístico, o Corpo de Bombeiros já anunciou através do comandante regional coronel Ramão, que será novamente parceiro do Mutirão em Alta Floresta. “Com certeza é uma ação importante para a região e o Corpo de Bombeiros estará dando esse suporte no dia aos voluntários, garantindo maior segurança”, prometeu.
Mas os organizadores ainda deverão buscar o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente, Tiro de Guerra e outras entidades. “Quanto mais apoio, a ação deverá resultar em sucesso maior e garantindo assim o nosso Rio Teles Pires limpo e preservado”, finalizou.

 
RIO TELES PIRES: Voluntários começam trabalhos para sétima edição do Mutirão de Limpeza RIO TELES PIRES: Voluntários começam trabalhos para sétima edição do Mutirão de Limpeza RIO TELES PIRES: Voluntários começam trabalhos para sétima edição do Mutirão de Limpeza RIO TELES PIRES: Voluntários começam trabalhos para sétima edição do Mutirão de Limpeza

© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo