Notícias

14/01/2018 00:32

150 pescadores trancam rodovia e cobram atrasados do seguro-defeso da piracema

(RDNews)

Cerca de 150  pescadores protestaram na manhã deste sábado  na rodovia Palmiro Paes de Barros, próximo a entrada de acesso a Santo Antônio de Leverger por conta do atraso no pagamento do seguro-defeso. O benefício social é pago durante o período de reprodução de peixes, a piracema. Os trabalhadores impediram o acesso de carros de passeio e caminhões, o que deixou o trânsito lento na região.

"Estamos com um problema na receita federal. Ela tem que fazer uma retificação num pagamento do  Guia da previdência social, que foi feito de forma indevida. Ou seja, pagamos o mês de outubro que não  era necessário, pois estamos na piracema nesse mês. A receita, fazendo essa correção, o INSS libera o pagamento  de mais de 200 pais de família", disse Tânia Souza, presidente da Colônia de Pescadores, em Santo Antônio. 

Conforme o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que esteve no local, em Mato Grosso de 8 a 10 mil pescadores são aptos a receber o seguro. “Eles recebem um valor mensal de R$ 1 mil durante esse período de proibição de pesca, que dura três meses. Mas alegam que o beneficio até agora não foi pago”, disse ao . O parlamentar prometeu ir com os pescadores na  próxima segunda (15) até a Receita Federal, localizada na avenida do CPA para solução do problema. 

Mato Grosso mudou o calendário do defeso-seguro. Enquanto que no Brasil o período de piracema é de novembro a fevereiro, no Estado é de outubro a janeiro. “Só em MT teve essa antecipação. A primeira parcela deveria ter sido paga em outubro, mas todas estão em atraso. Essa nudança pode ser um dos motivos do atraso”, explica.

O Ministério da Pesca deixa o trabalhador apto a receber o seguro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) autoriza o recebimento, mas quem faz pagamento são as instituições bancárias e quem faz o repasse é o governo federal.  


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo