Notícias

06/08/2018 18:37

VEIO PRA FICAR - Comunidade prestigia a 1ª edição do "Costelão Fogo de Chão"

A 1ª edição do Costelão Fogo de Chão, promovida pelo Lions Clube de Alta Floresta no ultimo domingo (4), veio para ficar, pelo menos se depender da comunidade altaflorestense, que compareceu em massa para prestigiar o evento.

De acordo com informações, todos os convites colocados a vendas, todos foram comercializados. A diretoria do clube deve durante a semana divulgar um balanço geral sobre o evento que foi até a noite do domingo na sede social do clube. Todo recurso arrecadado será destinado para as causas sociais e melhorias na sede social do clube.

O cuidado com o preparo da costela foi muito grande, onde a mesma foi colocada para assar por volta das 1h00 do domingo (5) e servida por volta das 11h00. O objetivo é amaciar a carne, faze-la cozinhar apenas no calor. Elas foram colocadas de pé entre duas fogueiras, para que o calor oriunda dos dois lados assassem por igual.

Sobre a Costela de Fogo no Chão

A história relata que a costela de fogo de chão surgiu nas fazendas, onde os patrões matavam o gado para consumo próprio e pegavam para si as consideradas carnes nobres (picanha, maminha, alcatra, file mignon…) e entregavam aos peões as costelas, carnes consideradas não nobres e difíceis de assar ou usar no dia-a-dia. Os peões, enquanto cuidavam do gado do patrão, fazia um buraco no chão, cravavam a costela em lanças de pau e deixavam assando ela por horas e horas apenas temperada com sal grosso (muitas vezes utilizado para alimentar o gado), enquanto trabalhavam, tomavam um mate e proseavam (conversavam). E assim surgiu um dos mais bonitos e gostosos costumes.

 

 

 


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo