Notícias

15/05/2019 16:40

EXPLORAÇÃO MINERAL - Alta Floresta receberá escritório da Metamat

Através de uma ação do Deputado Estadual Romoaldo Junior, Alta Floresta ganhará um importante apoio no setor de exploração mineral, de forma legal e com responsabilidade ambiental. O município estará recebendo um escritório da Metamat (Companhia Matogrossense de Mineração), presidida pelo altaflorestense e ex-suplente de deputado estadual Juliano Jorge Borackynski, irmão do deputado Romoaldo Junior.

A noticia dessa conquista foi repassada pelo Professor Sérgio Passos, diretor de turismo, que esta na capital do estado. De acordo com ele, juliano Jorge estará em Alta Floresta no final de semana participando das festividades dos 43 anos de emancipação do município onde deve assinar o termo de cooperação para a implantação do escritório da Metamat em Alta Floresta que deve funcionar em uma sala no prédio onde fica localizado a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua A.

Em contato com nossa redação, Juliano Jorge confirmou presença e informou ainda que vem acompanhado do Geólogo Antônio João, PHD na área da Mineração, que responde pelo escritório da Metamat em Peixoto de Azevedo, destaque na produção de ouro que em 2018, onde recebeu 4 milhões de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, a CFEM. O valor corresponde a mais de 10% da compensação financeira explorada em Mato Grosso, que  arrecadou cerca de R$ 38,849 milhões em 2018. O montante recolhido aos cofres públicos praticamente dobrou na comparação com 2017. 

Deputado Estadual Romoaldo Jr com o irmão Juliano Jorge, presidente da Metamat

De acordo com Antônio João, o município de Alta Floresta tem um grande potencial e pode, em pouco tempo, se transformar num grande potencial no setor da mineração dentro do estado. A vinda dele, inicialmente, é para discutir com a comunidade quais as áreas que podem ser exploradas, pois são vários os potenciais aqui registrados, como insumos agrícolas, areia, sais, fosforo, calcário, pedras coradas e ouro.

Outra grande fonte de arrecadação são os Poços Artesianos, que devem ganhar uma atenção especial por parte da administração municipal, que nos próximos dias devem implantar cerca de 17 poços artesianos no município de Alta Floresta.

De acordo com informações, em 2018 o município de Alta Floresta recebeu cerca de 180 mil reais de CEFM em decorrência da exploração de recursos minerais para fins de aproveitamento.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo