Outros

14/11/2017 11:04

PELA SAÚDE - Caminhada irá marcar o Dia Mundial do Diabetes

Ainda são poucas as ações desenvolvidas em prol a campanha de conscientização do diabetes em Alta Floresta. Uma dessas, irá acontecer na grande Cidade Alta, mas precisamente, na escola estadual JVC, que irá promover mais uma vez, a Caminhada contra o Diabetes na manhã dessa 5ª feira (15) a partir das 7h30. Essa será a 8ª edição.

No país, as ações de prevenção e controle do diabetes são as mais diversas no Dia Mundial do Diabetes, comemorado nessa 3ª feira , 14 de novembro.

A campanha é uma iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) e tem como tema principal Educar para Prevenir. No Brasil, a ação é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que integra um dos Departamentos Científicos da SBEM.

Dia Mundial do Diabetes 2017 

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”

Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pelo Dr. Márcio Krakauer.

Acompanhe a Campanha desse ano no site oficial: www.diamundialdodiabetes.org.br

“O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos"

"O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.”


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo