Outros

26/07/2018 17:23

JOGOS ESCOLARES - Parecer contrário da CGE trava eventos em Mato Grosso

A situação dos Jogos Escolares da Juventude segue indefinida em Mato Grosso.  Das 11 fases regionais previstas, apenas duas delas aconteceram até a presente data, Querência e Juruena.

De acordo com informações, a sexta-feira (27) será decisiva para o futuro ou não desses eventos esportivos em MT, que pode ter os seus moldes operantes alterados em virtude do curto tempo para realização dos mesmos. Ao invés de fases regionais, pelo curto tempo, seriam realizadas apenas fases estaduais, sendo elas promovidas pelas federações, o que agilizaria o andamento e a realização dos mesmos, uma vez que até o dia 5 de setembro o estado é obrigado a enviar o relatório das equipes classificadas para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Tudo isso, em virtude do período eleitoral, onde, de acordo com a lei, quitações de convênios já empenhados nesse período não são permitidos, mesmo para eventos tradicionais que definirá os representantes do estado para a fase nacional. Nesse período, pagamento é permitido apenas para “calamidade pública”.

O estado chegou a emitir uma nota no ultimo dia 19 de julho adianto todas as fases após consulta junto a CGE (Controladoria Geral do Estado), que de acordo com informações, deu parecer negativo para a quitação dos convênios já firmados, pois eles estariam fora do prazo permitido, expirado no dia 7 de julho.

Paranaita solicitou nova data

Um desses acabou afetando o cancelamento da fase regional no município de Paranaita previsto para iniciar no dia 19 de julho, no dia em que foi emitida a nota de adiamento por parte do governo do estado de MT.

De acordo com o Secretário de Esportes de Paranaita, Valdenir Neguin, faltando dois dias para a realização dos Jogos Escolares em Paranaita, o município enviou um oficio para a SAEL informando o adiamento, antes mesmo da nota emitida pelo Governo do Estado. Nela, o município informava novas datas para a realização do evento, até mesmo pela falta de estrutura para alojamentos, uma vez que algumas escolas passavam por reformas.

A Secretaria Adjunta busca agora, juntamente com algumas Federações Esportivas, resolverem esse impasse para que seja minimizado o sofrimento e o sonho de milhares de crianças que aguardam ansiosos a chance de poder vivenciarem um futuro melhor, assim como o atleta Almir Junior de Peixoto de Azevedo, que detém hoje a 3ª melhor marca no mundo e a vice-campeã mundial no sub 20, a sorrisense Mirieli Estaili, ambos no salto triplo.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo