Outros

26/02/2020 15:08 www.youtube.com

Estrela na liga sul-coreana de basquete, Damiris teme efeitos do coronavírus: "É assustador"

(GE)

Referência na seleção brasileira de basquete e estrela na liga sul-coreana, Damiris Dantas vive momentos de apreensão no país asiático. Recentemente a ala-pivô compartilhou, através das redes sociais, um pouco da sua rotina na cidade de Busan, a segunda maior da Coréia do Sul em população. Assim como China e Japão, o país sofre com o surto de coronavírus. Em entrevista ao GloboEsporte.com via CBB, a jogadora brasileira relatou jogos sem torcida, apreensão com possível fim antecipado do campeonato e medo. Damiris ressaltou, no entanto, que está bem e tem seguido todo o protocolo de prevenção.

A Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (26) 169 novos casos de coronavírus, elevando o número total de infecções para 1.146, a maior parte deles em torno da cidade de Daegu, no sudeste do país, e a 90km de Busan, onde Damiris atua. De acordo com as autoridades sul-coreanas, 13 pessoas morreram devido à doença no país. O governo dos Estados Unidos recomendou que turistas deixem de fazer viagens não essenciais ao país, e a multinacional Samsung chegou a paralisar atividades em decorrência do surto.

Uma das melhores jogadoras do Brasil no Pré-Olímpico da França, com médias de 18.0 pontos e 8.3 rebotes, Damiris relata a estranheza dos jogos sem torcida e sem os tradicionais protocolos, primeiro grande efeito do surto no seu cotidiano. Ela não vivia tal situação desde o seu começo no basquete, ainda na infância.

- Foi a primeira vez que joguei sem torcida. Até dei uma entrevista aqui para o jornal que não lembro de ter jogado sem torcida desde a época do mirim, lá na tia Jane. É uma sensação estranha. Nem colocaram música, não teve apresentação dos times. Simplesmente aqueceu e jogou - conta a ala-pivô. 

Damiris mostra ginásio de basquete com arquibancadas vazias na Coreia do Sul por causa do coronavírus

Damiris mostra ginásio de basquete com arquibancadas vazias na Coreia do Sul por causa do coronavírus

A comunicação com as companheiras e a técnica é o único fator positivo em jogar num ginásio vazio, segundo Damiris. A sete jogos do fim do campeonato, a jogadora se mostra preocupada com a possibilidade de um encerramento antes do previsto, já que a medida foi adotada em relação a outras modalidades no país.

- Eu tô bem preocupada, tô com medo. A liga está em reunião pra saber se vai parar o campeonato antes ou não, porque por exemplo, o handebol parou, o vôlei parou e o futebol também. Então a gente não sabe se o basquete vai parar também. [...] Corre o risco sim de acabar a liga antes - explicou Damiris.

Damiris Dantas, do Brasil, marcada por duas rivais na Austrália no basquete — Foto: FIBA

Damiris Dantas, do Brasil, marcada por duas rivais na Austrália no basquete — Foto: FIBA 

Assim como em todos os países em que o coronavírus ganhou força, a rotina da população sul-coreana foi drasticamente alterada. Damiris contou detalhes de seu dia a dia e reforçou que sua equipe, o Busan Sum, tem dado todo o apoio necessário nesse momento de apreensão.

- Os treinamentos estão durando uma hora no máximo e temos que usar máscaras o tempo inteiro. O time me deu uma caixa de máscaras, uma máscara por dia. Tento sair o menos possível de casa, evito comer na rua. O time tá dando todo o suporte, cuidando bastante da gente. Tô com 'medinho', mas 'tamo indo', né? Cada dia é uma notícia nova de alguém que está com o vírus, de alguém que morreu... É assustador" - resumiu Damiris.

 

Em quadra, o show é de Damiris

Damiris Dantas é um dos principais nomes da liga sul-coreana de basquete, e no último domingo, depois de ser escolhida a MVP do jogo anterior, a ala-pivô comandou a vitória do Busan Sum sobre o Blue Minx pelo placar de 67 a 64. A brasileira saiu de quadra com 17 pontos e 12 rebotes. Sua equipe, no entanto, não vai bem na competição, ocupando a sexta e última colocação.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo