Saúde

26/11/2015 08:58

O poder antioxidante do cacau: quais são os benefícios para a nossa saúde?

O nome Cacau deriva do latim Theobroma que significa “comida dos deuses“ e não é à toa que ele é chamado assim. As pequenas sementes da fruta do cacaueiro eram usadas em culturas ancestrais da América do Sul em rituais sagrados. Os povos Maias, por exemplo, utilizavam a semente do cacau para criar uma bebida em cultos e cerimônias de casamento.  

No início do século XVIII, surgiram as primeiras “Casas de Chocolate“. A partir desse momento a produção da manteiga do cacau e do chocolate ganharam proporções industriais em todo o continente europeu tornando o chocolate uma febre em todo o mundo.

Hoje, a fabricação do chocolate acontece de várias formas e a produção chega a utilizar 3 milhões de toneladas de sementes de cacau. No entanto, atualmente existe uma tendência para o consumo em todo o mundo do cacau “in natura“, ao invés do chocolate. Isso parece ocorrer devido aos seus prováveis benefícios para a nossa saúde. Mas afinal, esse benefícios existem mesmo? Quais são as propriedades do cacau para a nossa saúde? 

A semente do cacau é rica em substâncias como os polifenóis e os flavonoides que possuem um provável efeito antioxidante no nosso organismo. Observando-se diversos estudos, a semente do cacau possui um grande poder antioxidante entre todos os alimentos. Um exemplo é o estudo deCrozier et al. publicado em 2011 que evidencia o alto escore ORAC da semente do cacau. A medida ou escore de ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) é um padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias. Um alto ORAC significa maior poder antioxidante do alimento e a semente do cacau possui um dos maiores em comparação com outros super alimentos como o açaí e o blueberry.  

De fato, uma pesquisa recente de Sansone et al publicada em setembro de 2015 no British Journal of Nutrition (fator de impacto 3,4) mostra que o consumo diário de 450mg de flavonoides do cacau foi capaz de melhorar a função endotelial em pacientes de risco para doenças cardiovasculares, além de minimizar a porcentagem de eventos cardiovasculares dentro de um período de 10 anos de acordo com o escore de risco Framingham

Foram investigados os efeitos do CF em indivíduos de meia idade saudáveis, sem história, sinais ou sintomas de doenças cardiovasculares. Em 1 mês, a ingestão de CF aumentou o vasodilatação mediada pelo fluxo (FMD) de 1 a 2%, reduziu a pressão sistólica e diastólica em 4,4mmHg e 3,9 mmHg, respectivamente, o colesterol total em 0,2 mmol/L, o LDL em 0,17 mmol/L e aumentou o HDL em 0,1 mmol/L. Ao aplicar o escore de risco Framingham, CF foi capaz de reduzir significativamente em 10 anos os riscos de doença cardíaca coronariana (CHD), infarto no miocárdio, doenças cardiovasculares e morte por CHD e CVD (doenças cardiovasculares). 

Em outra pesquisa da Columbia University Medical Center adultos saudáveis com idades entre 50 e 69 anos receberam uma alta dose de flavonoide (900mg) ou baixa (10mg) através de uma bebida do cacau. Após três meses, os pesquisadores avaliaram função cerebral dos participantes e encontraram melhorias significativas na saúde do giro denteado e no desempenho no teste cognitivo entre aqueles que consumiram a bebida com alta dose de flavonoide. Um dos autores do estudo Scott Small ressaltou “que a melhora na memória foi algo realmente inesperado e surpreendente". 

Vale ressaltar que os benefícios não estão relacionados com consumo do chocolate processados em geral, mas sim com o consumo do cacau “in natura" nas formas de amêndoas (nibs), cacau em pó 100% e chocolate com quantidades de cacau >70%.

Fontes relacionadas com benefícios do consumo do cacau nos estudos 
- Semente (Nibs ou Amêndoas) do cacau “in natura“
- Cacau em pó orgânico
- Chocolate Escuro ou Amargo (70 a 99% cacau)  

Fontes não relacionadas com os benefícios encontrados nos estudos 
- Chocolates processados pobres em cacau
- Chocolate ao leite
- Chocolate Branco   

 

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