Saúde

26/11/2015 09:00

Alfarroba: a opção saudável e menos calórica para substituir o chocolate

O chocolate sempre será um alimento bastante apreciado por aqueles que gostam de doces. No entanto, ele deve ser consumido com moderação devido à sua grande quantidade de açúcar e gordura, aumentando o valor calórico. Se for ao leite ou um tipo de chocolate mais elaborado, com recheios e outras coisas mais, torna-se ainda mais engordativo, devido à grande quantidade de açúcares simples.

Já é sabido que os melhores benefícios do chocolate vêm do cacau, porém os mais consumidos são aqueles com uma concentração bem baixa do mesmo, por ter um melhor sabor. Os chocolates com um teor maior de cacau apresentam sabor mais amargo. Sendo assim, o chocolate deixa de ser um benefício e passa a contribuir com doses altas de açúcar no organismo.

Diante de tudo isso, existe um excelente substituto para o chocolate: a alfarroba. A alfarroba ou carob, em inglês, é um fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. Seu consumo tem aumentado bastante, por ser mais saudável e menos calórico. Ela apresenta cor marrom escuro e sabor adocicado. Sua forma é bem semelhante à vagem do feijão, de onde se extrai a polpa, que é torrada e moída para obter o pó utilizado em substituição ao cacau.

A alfarroba apresenta algumas diferenças de conteúdo nutricional em relação ao cacau, como a ausência de estimulantes como a cafeína e teobromina e um baixo índice glicêmico. Tem em torno de 0,7% de gordura e açúcares naturais como sacarose, glucose e frutose.  Já o cacau, apresenta cerca de 23% de gordura e 5% de açúcar.

Para os chocólatras que necessitam reduzir a ingestão de guloseimas, vale a pena substituir o consumo por esse fruto. Ele tem a mesma aparência e o mesmo gosto do chocolate, porém é bem mais nutritivo. Por ser naturalmente doce, não é necessário o uso de açúcar na sua fabricação e nem durante o seu consumo. Isento também de lactose e glúten, além de conter uma boa concentração de vitaminas e minerais. Não para por aí, a alfarroba apresenta fibras de alta viscosidade, melhorando a função intestinal, e tem um poder antioxidante através de polifenóis que irão inibir a proliferação de células tumorais e a formação de radicais livres.

A alfarroba é encontrada em casas de produtos naturais, na forma de pó, bombons ou barras semelhante às de chocolate. Pode-se utilizar a farinha de alfarroba no preparo de alimentos onde se queira substituir o uso do chocolate, como em bolos, biscoitos, leite com chocolate, etc.

 

ge


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo