Saúde

23/02/2016 08:30

Fome Oculta

FOME OCULTA É A DEFICIÊNCIA DE UM OU MAIS MICRONUTRIENTES SEM QUE SE TENHA SINAIS CLÍNICOS DE UMA CARÊNCIA NUTRICIONAL.

PODE ESTAR RELACIONADA COM O AUMENTO DA NECESSIDADE DOS NUTRIENTES, BIODISPONIBILIDADE, RESTRIÇÃO OU MONOTONIA ALIMENTAR. NA FOME OCULTA OS NÍVEIS DESSES ELEMENTOS ABAIXO DO RECOMENDADO NÃO CAUSAM REPERCUSSÕES APARENTES, MAS PODEM SER SENTIDAS EM UM MOMENTO DE DOENÇA OU DE ESTRESSE METABÓLICO. (ONDE COSTUMAMOS DIZER: MINHA IMUNIDADE ESTÁ BAIXA, PEGO TUDO QUE APARECE E DEMORO PARA ME RECUPERAR).

DE ACORDO COM OMS, AS MAIS PREVALÊNTES DEFICIÊNCIAS DE MICRONUTRIENTES SÃO AS DE VITAMINA A, FERRO E IODO. UMA EM CADA TRÊS PESSOAS NO MUNDO É AFETADA POR PELO MENOS UMA DELAS. RECENTEMENTE OBSERVOU-SE TAMBÉM O PROBLEMA DE CARÊNCIA DE ZINCO.

OS ÍNDIVIDUIS MAIS SUSCEPTÍVEIS AS REPERCUSSÕES DA DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES SÃO FETOS, LACTAENTES E PRÉ ESCOLARES. O PERÍODO DE ESTIRÃO DO CRESCIMENTO, NA ADOLESCÊNCIA, É UM MOMENTO DE RISCO TANTO PELA ALTA DEMANDA, QUANTO PELA AUTONOMIA DO JOVEMMPARA DECIDIR SUA ALIMENTAÇÃO.

PORTANTO A DICA É: DESDE CRIANÇAS A IDOSOS, FAÇAM SUAS CONSULTAS DE ROTINA, ALIMENTEM-SE BEM E PRATIQUEM ATIVIDADE FÍSICA.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo