Saúde

14/03/2016 14:39

Natação pode aliviar problemas na coluna

Estudo indica objetivos e atividades para a prática da natação no tratamento de lesões na coluna

A prática da natação é indicada por médicos para impedir o aumento das lesões e dores na coluna. Mas como parte de um tratamento, é importante contar com o acompanhamento personalizado. No artigo publicado na revista “Actividad Física, Salud y Calidad de Vida”, a pesquisadora Lourdes Cid Yagüe ressalta a importância de desenvolver planos de atuação que sejam benéficos para a coluna.

Com a recomendação médica, é importante que a lesão seja explorada junto com um estudo sobre as condições físicas da pessoa. Antes de começar as sessões, a criação de um programa de intervenção vai poder corrigir os maus hábitos de postura e trabalhar a musculatura para conseguir um melhor equilíbrio corporal.

A natação promete melhoras significativas. De acordo com o estudo, a prática no meio aquático poderá melhorar a mobilidade da coluna, evitar o aumento da lesão, melhorar a postura, potencializar a respiração e fortalecer a musculatura das costas, do abdômen e dos glúteos.

Por exemplo, no caso de uma escoliose, ou seja, desvio de coluna, o programa de natação deverá tonificar a musculatura e corrigir a postura. Mas antes, é preciso saber quais são os músculos que se devem potencializar já que cada tipo de escoliose é diferente. Se a lesão está no lado direito, no nado Costas, a pessoa poderá realizar uma braçada e com a direita, 3 braçadas. Ou se é um nado Crawl, poderá usar a prancha e o pé de pato no lado direito.

Em relação ao estilo borboleta, a pesquisadora adverte ter muito cuidado já que é um modo de nado que exige muito dos músculos do tronco e por isso não é indicado como tratamento de lesões nas costas. A prática da borboleta poderia aumentar ainda mais a lesão.

Nos cursos de Esportes da FUNIBER, o aluno aprende a planejar atividades que garantam a prática do esporte saudável e colaboram para a qualidade de vida. Neste caso, é importante que as atividades com a natação para sanar problemas da coluna sejam amenas e agradáveis, já que a intenção é melhorar o estado de saúde de cada pessoa. Se há dores, deve-se parar.

 

Fonte: http://fnbr.es/2dh


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo