Saúde

16/03/2017 10:27

20 minutos de exercício para reduzir a inflamação

Estudo indica que 20 minutos de exercícios poderiam diminuir inflamação no corpo e oferecer benefícios para a saúde

Não tem tempo para fazer exercícios? Lembre-se que muitas vezes, 20 minutos já são suficientes. Como lembra a professora associada da Universidade de Califórnia (Estados Unidos) Suzi Hong, “o exercício não tem que ser tremendamente árduo para que ofereça benefícios à saúde”, afirmou.

A professora desenvolveu um estudo para saber sobre os efeitos da prática do esporte para a inflamação no corpo. Hong e colaboradores analisaram um grupo de adultos, com uma idade média de 41 anos. Após uma prática de caminhada numa esteira elétrica a uma velocidade moderada, durante 20 minutos, conseguiram uma redução de 5% nas células imunitárias vinculadas à inflamação.

O sistema imunitário protege o organismo contra lesões e outros alertas como por exemplo, os germens, produzindo um inchaço. A inflamação produzida nestas situações poderia ficar permanentemente, explicou Hong. O inchaço pode estar relacionado a outras doenças como a diabetes ou doenças cardíacas.

O estudo é insuficiente em alguns aspectos, por não conseguir provar causalidade entre a inflamação, a doença e a prática do esporte. Porém, como lembra o diretor do Laboratório de Rendimento Humano da Universidade Estatal dos Apalaches, David Nieman, este tipo de estudo ajuda a reforçar a necessidade de atividades físicas para o bem-estar e a saúde.

Nieman lembrou que é importante estar atento à inflamação no corpo. “É um problema grave que está na base de todas as doenças crônicas importantes que experimentam os homens e as mulheres de hoje em dia. De verdade, é necessário administrar e reduzi-la”, alertou.

Os profissionais na área de Esportes da FUNIBER podem se atualizar para uma prática mais eficiente e eficaz no cuidado da população.

Fonte: “Unas sesiones breves de ejercicio podrían tener un efecto antiinflamatorio” (Medline Plus)

“Exercise … it Does a Body Good: 20 Minutes Can Act as Anti-Inflammatory – UCSan Diego


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo