Saúde

17/07/2017 16:35

Consumo de esteroides anabolizantes pode afetar a saúde do coração

(funiber)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores norte-americanos do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, mostra que o consumo prolongado de esteroides anabólicos-androgênicos (EAAs) pode reduzir a capacidade do coração de bombear sangue para todo o corpo.

O resultado do uso poderia estimular a formação de placas nas artérias coronárias. O estudo foi publicado na revista “Circulation”.

Os esteroides anabólicos-androgênicos são um grupo de fármacos derivados sintéticos da testosterona. O uso destes anabolizantes produzem efeitos anabólicos que imitam a ação da testosterona, o hormônio natural que apresenta um papel-chave para o desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos. Este hormônio é também importante para a formação de algumas características físicas como o aumento da massa muscular, óssea e o crescimento de pelos.

O consumo destes anabolizantes se tornou popular entre esportistas profissionais, e logo se estendeu à população em geral, especialmente nos Estados Unidos. Há uma estimativa que indica que entre 2,9 milhões de homens usam estes anabolizantes.

Menor capacidade de bombeamento

O estudo analisou 140 praticantes de halterofilia, a prática de levantamento de peso. Entre o grupo, 86 haviam utilizado anabolizantes durante ao menos 15 meses, sendo que destes, 58 continuavam utilizando.

Os pesquisadores usaram imagens de ultrassom para analisar o ventrículo esquerdo, considerada a principal responsável pelo bombeamento de sangue no coração. Entre os consumidores de anabolizantes, os ventrículos eram mais fracos durante a contração.

Entre os participantes da pesquisa que ainda usavam os anabolizantes, 71% mostraram uma capacidade de bombardeamento ainda mais baixa, chegando a menos de 52% da capacidade.

A função de relaxamento também se viu afetada entre os consumidores de anabolizantes. Segundo os pesquisadores, a diminuição de bombardeio durante estas duas fases representa um problema cardíaco permanente que poderia ser causa de morte no futuro.

O diretor do estudo, Aaron Baggish, analisa que “em comparação com os não usuários, aqueles que tomavam esteroides anabólicos mostraram uma maior pressão arterial sistólica e diastólica, e uma maior prevalência de níveis elevados de colesterol ‘mal’, LDL, no sangue. Esta descoberta coloca o uso ilícito de esteroides anabólicos na lista de fatores que os médicos devem considerar ao cuidar dos homens com doenças prematuras das artérias coronárias”, afirmou.

A prática de atividades físicas deve estar acompanhada por uma alimentação saudável. No Mestrado em Atividade Física e Saúde , patrocinado pela FUNIBER, os profissionais envolvidos em temas ligados ao esporte adquirem conhecimentos para permitir que a prática esportiva adeque-se a cada pessoa, levando em conta a nutrição e o bem-estar psicológico do atleta.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo