Saúde

04/03/2019 15:38

Suplementos que aumentam a força ou a massa muscular

Um estudo publicado na revista European Journal of Nutrition analisou mais de 20 suplementos como proteínas, creatina, diferentes vitaminas e suplementos herbários. Poucos demonstraram evidências de benefícios para o aumento da força ou da massa muscular

“As pessoas que buscam aumentar a massa muscular ou a força devem tentar conseguir este aporte de macronutrientes e micronutrientes com uma alimentação adequada, antes de buscar suplementos nutricionais”, afirma Pedro Valenzuela, um dos autores de um estudo que buscou conhecer os benefícios dos suplementos para o aumento da força ou da massa muscular.

Segundo o pesquisador, vinculado à Universidade de Alcalá, na Espanha, há muitos suplementos nutricionais comercializados que dizem aumentar a força e a massa muscular. Entretanto, há uma grande controvérsia sobre a efetividade destes suplementos.

No estudo, após analisar mais de 20 suplementos, apenas o nitrato e a cafeína mostraram evidências de benefícios logo após a ingestão. A longo prazo, a creatina, as proteínas e os ácidos graxos ômega 3 apresentaram resultados na força ou na massa muscular.

O estudo não encontrou suficientes provas que indique que o uso de suplementos como a glutamina ou o resveratrol pudesse ser efetivo. Já outros casos, como o tribulos terrestres, a arginina e o alfa-ketoglutarato podem inclusive desenvolver efeitos adversos se consumidos em grande dose.

O pesquisador Valenzuela afirma que é importante aumentar o controle sobre os suplementos, que em geral são comercializados nas lojas.  É importante “remarcar que outros estudos observaram que muitos suplementos comercializados contêm substâncias não especificadas”. O pesquisador acredita fundamental que se crie uma normativa para controlar a venda destes produtos.

Entre os consumidores, além da alimentação equilibrada, o pesquisador ressalta a importância da atividade física, especialmente enfocada na musculação, para o aumento da massa muscular e da força, em qualquer população, “incluindo as pessoas da terceira idade”.

FUNIBER patrocina o Mestrado em Atividade Física e Saúde, para profissionais interessados em orientar o esporte para um estilo de vida saudável.

Fonte: Sólo nitrato y cafeína presentan beneficios inmediatos en la fuerza

Estudo:

Supplements with purported effects on muscle mass and strength

Foto: Todos os direitos reservados


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo