Saúde

04/03/2019 15:53

Qual o melhor tipo de treino para perder peso?

Segundo um estudo recente, publicado na revista BJSM, o treino de intervalo mostrou maiores resultados para quem quer perder peso, em comparação com o treino de intensidade moderada

Entre os especialistas da área de Esporte, não há um consenso sobre qual o tipo de exercício mais recomendado para perder peso. Em grande parte, a orientação para reduzir a obesidade é realizar exercícios em grande quantidade.

As recomendações variam entre 150 e 250 minutos por semana, e mais de 60 minutos por dia, de exercícios aeróbicos de intensidade moderada para evitar ganhar peso ou para perder uma média de 2 a 3 quilos.

Se quiser perder mais quilo, entre 5 e 7,5kg, então o sugerido é aumentar para mais de uma hora estas atividades físicas aeróbicas.

Entretanto, cada vez há mais estudos sobre o treino de intervalo, que requer menos horas de dedicação que a atividade de intensidade moderada. No treino de intervalo, a intensidade é bem maior, e exige mais consumo de oxigênio em menos tempo, melhora a pressão sanguínea e a sensibilidade à insulina, entre outros benefícios.

Porém, não há resultados claros sobre qual tipo de atividade é mais efetiva para perder peso. Um dos principais fatores que dificulta este consenso está relacionado à variedade de protocolos existentes entre os treinos de intervalo.

Segundo um estudo recente, realizado por pesquisadores brasileiros e do Reino Unido, o treino de intervalo demonstrou melhores efeitos sobre a perda de peso que o exercício de intensidade moderada.

O estudo, publicado na revista British Journal of Sports Medicine, indica também que, entre as variedades de treinos de intervalo, a que mais parece ser efetiva é a que usa Sprint, como corrida, caminhada rápida e ciclismo.

Para chegar a estas conclusões os pesquisadores analisaram 36 estudos, envolvendo 1.012 pessoas. O treino de intervalo conseguiu uma redução de peso de 28,5% maior que a atividade de intensidade moderada.

Entretanto, como afirmam os pesquisadores no estudo, “é importante estar seguro de possíveis riscos associados com o treino de alta intensidade”, recomendam. Considerando também a variedade de tipos de treinos, e as necessidades de cada indivíduo, “é difícil generalizar que um protocolo particular seja o melhor para modular a gordura corporal”, concluem.

FUNIBER patrocina programas para a especialização de profissionais da área de Esportes para um acompanhamento mais adequado na prática esportiva. Um exemplo é o Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva

Fonte:

Interval training may shed more pounds than continuous moderate intensity workout

Estudo:

Is interval training the magic bullet for fat loss? A systematic review and meta-analysis comparing moderate-intensity continuous training with high-intensity interval training (HIIT)

Foto: Todos os direitos reservados


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo