Slideshow

24/11/2017 16:16

Paralimpíadas Escolares/2017 – Claudiomar conquista bronze inédito para Alta Floresta

O jovem Claudiomar dos Santos conquistou um feito inédito para o município de Alta Floresta durante as Paralimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos, que esta acontecendo em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O jovem de apenas 12 anos, caçula na competição, conquistou a medalha de bronze na disputa da modalidade de bocha BC2, que no inicio era voltada apenas para os atletas com paralisia cerebral e que não podem receber assistência externa, mas depois as equipes passaram a ter atletas com outros diagnósticos que interferem nas habilidades motoras.

O jogo, tem como finalidade principal ao da mesma do bocha convencional; ou seja, encostar o maior número de bolas na bola branca alvo, também denominada Jack.

Claudiomar integra a seleção mato-grossense que esta participando da competição e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Alta Floresta no translado para a capital do estado.

O feito foi comemorado por toda delegação de Mato Grosso, e principalmente, pelo técnico e professor do atleta João Cuadra, coordenador do projeto IDESP (Instituto Desportivo Educacional e Social) desenvolvido pela Igreja Presbiteriana de Alta Floresta. Apesar da felicidade quanto a conquista da medalha de bronze, Cuadra já deixou claro que o atleta não poderá mais competir na bocha paralímpica, e deve migrar para uma nova modalidade. “Essa regra faz parte do paradesporto e normal nos critérios de classificação”, disse.

A jovem promessa altaflorestense, que tem na família ex-atletas da seleção estudantil de handebol do município, devera receber um grande incentivo para praticar o atletismo, mas precisamente, arremesso de peso e lançamento de dardo. “Será um trabalho muito intenso, de muita fisioterapia e treinamento”, finalizou Cuadra.

Claudiomar com a bolas vermelhas se preparando para encarar mais um adversário

Quadro de medalhas

Até esse penúltimo dia de competição o estado de São Paulo lidera o quadro de medalhas com 97, sendo 69 de ouro 18 de prata e 10 de bronze.

Santa Catarina ocupa a 2ª colocação com 60 medalhas, sendo 28 de ouro, 22 de prata e 10 de bronze.

Mao Grosso ocupa a 19ª colocação com 7 medalhas, 3 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.

Paralimpíadas Escolares/2017.

A edição 2017 das Paralimpíadas Escolares teve inicio no 21 e segue até o dia 24 de novembro, em São Paulo. Dez modalidades estão em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas), e todas elas terão provas no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

Mais de 900 atletas de 12 a 17 anos estão presentes nas Paralimpíadas Escolares deste ano, incluindo Mato Grosso.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo