Slideshow

31/08/2019 10:50

Abertas as inscrições para o Municipal de Bocha em Alta Floresta

A Secretaria de Esportes de Alta Floresta já esta recebendo as inscrições para a 2ª edição do Campeonato Municipal de Bocha. O evento acontecerá na Cancha de Bocha da Ki-Gelato, setor G, e terá parceria com os bocheiros de Alta Floresta. Os interessados terão até o dia 13 de setembro para fazer suas inscrições na Cancha da Ki-Gelato. Nesse dia, a partir das 19h00, acontece os sorteios das duplas e os jogos de abertura que acontecerão no dia 22 de setembro

Durante essa semana eles se reuniram para traçar as estratégias da competição que homenageará alguns bocheiros em vida e também, alguns que já se foram.  

O secretário de esportes Zamir Mendes esteve presente e garantiu total apoio para os praticantes da modalidade. “Vamos dar todo apoio e fazer uma grande competição que se inicia no dia 22 com uma grande festa de abertura”.

A ultima edição do municipal de bocha aconteceu em 2014 e  foi vencida pela dupla Miro e Venâncio. A competição, no entanto, não terá a participação do bocheiro Venâncio, um dos integrantes da dupla campeã da competição, que faleceu num acidente automobilístico quando retornava de  Paranaita, após um torneio de bocha.

Dupla campeã da 1ª edição do Municipal de Bocha de Alta Floresta (Venâncio in-memorian ao lado do secretário Zamir Mendes)

Sobre a bocha

Bocha é um jogo de origem italiana, e sua história remonta à época do império romano. Como curiosidade, era conhecido originalmente como “boccie”. É disputado daquela época até os dias de hoje, por jogadores de todas as idades. No Brasil, o jogo foi trazido pelos imigrantes italianos, e sua popularidade foi se espalhando rapidamente por todo o país.

O jogo é disputado entre dois oponentes ou duas equipes. O objetivo do jogo é arremessar a bola (chamada de “bocha”) de modo que a mesma se aproxime o máximo possível de uma pequena bola posicionada no final da pista (chamada de “bolim”), entretanto, sem tocá-la.

Os jogadores podem, inclusive, arremessar sua bocha em direção à do adversário afim de desloca-la de perto do bolim, com o objetivo de aproxima-la do mesmo.

“Cancha” é o nome atribuído à pista que mede por volta de 3 a 4 metros de largura por 27,5 metros de comprimento. O piso deve ser plano e sem nenhum obstáculo, com sinalizações referentes distancias das segmentações da pista.

 


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo