Slideshow

11/03/2020 10:10

Secel divulga cronograma de encontros para discutir plano estadual de esporte e lazer

(secel)

O plano estadual que norteará as políticas públicas de esporte e lazer de Mato Grosso entrará em breve em mais uma fase importante para sua implantação. Neste mês, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) dará início a uma série de encontros regionais formativos para que a proposta seja apreciada junto com demais ações de fortalecimento do Sistema Estadual de Esporte e Lazer.

Realizados em sete polos regionais do Estado, os encontros objetivam apresentar aos gestores de todos os municípios mato-grossenses os três pontos fundamentais para a consolidação das políticas públicas de esporte e lazer nos âmbitos estadual e municipal.  Na programação, a Secretaria levará informações e orientações para a criação e/ou fortalecimento dos Conselhos, Planos e Fundos municipais, o chamado CPF do esporte e lazer em Mato Grosso.

O município de Confresa sediará o encontro dos municípios da região Nordeste mato-grossense - a primeira a receber a agenda de encontros que inicia no dia 31 de março. As discussões prosseguem até o dia 09 de abril nas demais regiões do Estado, conforme cronograma abaixo. 

Região Data Cidade-sede do Encontro
Nordeste 31/mar Confresa
Médio Norte 01/abr Tangará da Serra
Leste 02/abr Barra do Garças
Noroeste 03/abr Juína
Sul/Sudeste 07/abr Primavera do Leste
Norte e Centro Norte 08/abr Sinop
Oeste e Sudeste 09/abr Cáceres

Os encontros regionais formativos serão uma das últimas etapas para a conclusão do plano estadual que já passou por análises no Conselho Estadual de Desporto (Consed) e no encontro de gestores municipais, além de ter sido disponibilizado para consulta pública online.  

Com metas e estratégias para um prazo de 10 anos, o documento busca estabelecer avanços na criação de espaços de práticas esportivas e na valorização dos profissionais da área.  Além disso, visa promover um debate sobre o esporte e lazer enquanto política pública, como direito de todo cidadão.

A proposta inicial do documento foi dividida em sete eixos: esporte e educação, esporte de rendimento, iniciação esportiva, esporte de participação, esporte de inclusão, profissionais e estruturas de esporte e lazer. 

“A construção do plano estadual é um grande passo para a democratização do  acesso ao esporte e ao lazer. Sua elaboração começou no ano passado e, graças ao engajamento de nossa equipe, ele segue avançando. Em breve, o Estado terá um plano com as diretrizes do setor que terá sido feito com a participação dos municípios e de toda a sociedade”, explica o titular da Secel, Allan Kardec.

O documento pode ser acessado no site www.esportes.mt.gov.br.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo