ZPE de Cáceres foi concluída após 30 anos desde o anúncio da construção. O investimento foi de R$ 16 milhões.

À reportagem, o presidente da AZPEC Administradora, Adilson Reis, explicou que – a partir da assinatura – as empresas interessadas já podem solicitar cadastramento. “Nós temos quatro protocoladas junto ao Conselho Nacional das ZPEs”, disse.

As empresas que já manifestaram interesse em operar na ZPE são: New Glance Ingredientes Nutricionais, a Chicken Tech, a ECORF Brasil e a Floresteca.

No evento de assinatura, 12 representantes de empresas estiveram presentes. O presidente apontou que o objetivo é atrair os empresários estrangeiros. “Desde o ano passado, tivemos contato com 30 empresas chinesas em São Paulo, e esse ano repetimos o mesmo exercício com outras 16”, frisou.

Segundo a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), a assinatura representa um marco histórico para a cidade e para Mato Grosso. Ela informou que nesta semana uma comitiva chinesa já fez uma visita no local.

“Agora estamos consolidando um sonho, sonhado por muitos”, afirmou ao Primeira Página.

Foto tamanho certo 2024 01 07T112541.279
ZPE deve começar operar no ano que vem. (Foto: Secom-MT)

O que é e como funciona a ZPE

As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado internacional. As empresas que se instalarem na ZPE, têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.

A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de aproximadamente 240 hectares. O projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, mais a área administrativa.

 

.