terça-feira, 2 julho, 2024
27.1 C
Alta Floresta

Jovens talentos disputam o Troféu Brasil, de olho em Paris e no Mundial Sub-20

Date:

São Paulo – O 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado de quinta-feira a domingo (27 a 30/6) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, é mais uma oportunidade de exibição para os jovens atletas brasileiros. A competição termina junto com a janela de obtenção de índices e pontos no ranking mundial para os Jogos Olímpicos de Paris, e também vale a qualificação para o Mundial Sub-20, no Peru, de 27 a 31 de agosto.

Na disputa masculina, o jovem cearense Matheus Lima da Silva (Pinheiros-SP), de 20 anos, é um dos destaques: está qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris nas provas dos 400 m e dos 400 m com barreiras.

“Ele vai fazer as duas distâncias no Troféu Brasil. E, por ser uma competição de clubes, provavelmente fará o revezamento também”, explica Sanderlei Parrela, treinador de Matheus. “As expectativas são as melhores possíveis. O foco está lá na frente, nos Jogos Olímpicos. Mas o Troféu Brasil não é fácil, são quatro dias de competição, com dois tiros de 400 m, dois de 400 m com barreiras e um de revezamento. Isso pode influenciar o resultado final de cada prova, mas a expectativa é de que ele possa correr boas marcas no Troféu.”

Matheus estava na Europa e retornou para o Brasil no domingo. Na quinta-feira (20/6), venceu os 400 m com barreiras no 6º Irena Szewińska Memorial, em Bydgoszcz, Polônia, meeting do World Athletics Continental Tour Gold, com 48.31, sua melhor marca pessoal, ratificando mais uma vez o índice olímpico (48.70) – ele já tinha corrido 48.55 em 6 de abril, na semifinal do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista (SP), onde treina.

O índice olímpico nos 400 m rasos veio em março, em São Paulo, com 44.52 (45.00 é a marca fixada pela World Athletics), terceiro melhor resultado da história da América do Sul e o segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29 alcançado justamente pelo seu técnico, Sanderlei Parrela, na conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Em 20 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), ele voltou a correr 44.52 nos 400 m.

Matheus também fez parte do grupo que classificou o revezamento 4×400 m masculino para a Olimpíada, no Mundial de Revezamentos, em maio, nas Bahamas. A equipe brasileira, formada por Matheus, Lucas Carvalho (Pinheiros-SP), Vitor Hugo de Miranda (Orcampi-SP) e Lucas Vilar (Sesi-SP) fez o tempo de 3:01.86.

No feminino, a geração sub-20 rumo ao Mundial

O Troféu Brasil também será um torneio preparatório para a nova geração do atletismo nacional, que terá no Mundial Sub-20, no fim de agosto – portanto, após a Olimpíada de Paris –,  como o seu principal compromisso da temporada. O Brasil tem, até agora, 22 atletas qualificados para a competição, que será em Lima, no Peru.

Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), de 19 anos, conquistou o índice no salto em distância no domingo (23/6), na Bauhaus Junioren Gala, competição sub-20 disputada em Mannhein, na Alemanha. Em sua quinta tentativa, alcançou a marca de 6,20 m (0.0), exatamente o índice exigido pela World Athletics. A atleta também já estava qualificada para os 100 m rasos – na Alemanha, ratificou o índice (11.78) ao fazer 11.76 (+0.6) nas eliminatórias. Vanessa treina velocidade com Victor Fernandes e salto com Ricardo Barros.

Julia Calabretti (AD Centro Olímpico-SP), de 18 anos, também competiu na Alemanha, e está qualificada para o Mundial no salto com vara. Venceu o Brasileiro Sub-20, disputado em Niterói no começo do mês, com seu recorde pessoal (4,03 m), e ratificou o índice, que é de 4,00 m.  Ela treina com Alexandre Morato, em São Paulo. “Ela tem a Fabiana Murer (recordista sul-americana) como inspiração e mesmo as meninas da atualidade, como a Isabel Quadros e a Juliana Campos. Vamos passo a passo, mas acho que pode evoluir muito”, disse o treinador.

Julia Aparecida Rocha Ribeiro (Praia Clube-Exército-Futel-MG), de 19 anos, colocou o Troféu Brasil como seu próximo objetivo, logo após conquistar o tricampeonato sub-20 dos 400 metros, em sua despedida da categoria. A velocista, que já tinha índice para o Mundial, ratificou a marca ao vencer com o tempo de 55.03. “É meu último ano na categoria, eu queria muito sair como campeã e fechar com chave de ouro. Agora, o próximo alvo é o Troféu Brasil, para melhorar a marca e, quem sabe, pensar em uma vaga no revezamento olímpico para o próximo ciclo”, disse Julia, que treina com Gilberto Miranda, em Londrina (PR).

O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá entrada franca e a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Homem com mandado por homicídio é preso em Alta Floresta

Um homem com mandado de prisão em aberto por...

Moraes mantém prisão de condenada pelos atos de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Atletas apoiados pelo Governo de MT se destacam em competições nacionais

Atletas mato-grossenses apoiados pelo Governo do Estado, através da...
Feito com muito 💜 por go7.com.br