segunda-feira, 25 agosto, 2025
19.7 C
Alta Floresta

RESSIGNIFICAÇÃO – Área do Centro de Pesquisa da Empaer em Cáceres será doada à Unemat

Date:

A Universidade transformará o espaço em área experimental para os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas

À Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será doada, integralmente, a área de 200 hectares do Centro Regional de Pesquisa da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em Cáceres. O compromisso assumido pelo vice-governador, Otaviano Piveta, se deve a requisição da área do Centro Regional de Pesquisa para a Unemat que o transformará em área experimental, a princípio, para os cursos de graduação de Agronomia e Ciências Biológicas e para os cursos de pós-graduação das mesmas áreas.

A desativação de alguns centros e campos de pesquisa da Empaer-MT, fazem parte das ações de fortalecimento institucional da mesma. Juntamente com a área, a universidade receberá as máquinas e equipamentos do Centro Regional de Pesquisa de Cáceres e os equipamentos do Centro Regional de Pesquisa de Várzea Grande, que também será desativado.  

“Agora vamos trabalhar para incorporar esse material que contribuirá enormemente para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dos nossos cursos”, destacou Vera Maquêa que vê a viabilidade da área experimental como um grande presente para a Unemat que completa 46 anos de fundação, no próximo sábado, dia 20.

O compromisso foi firmado durante a reunião realizada, no dia 17 de julho, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá entre o vice-governador, Otaviano Pivetta; o diretor-presidente da Empaer, Suelme Fernandes; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec; a reitora da Unemat, Vera Maquêa; o vice-reitor, Alexandre Porto e o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral.  

A gestão da Unemat recebeu a notícia com muito entusiasmo. A obtenção de uma área experimental para pesquisa e experimentos de seus cursos de graduação e pós-graduação, em Cáceres, é um pleito antigo da universidade.  Em 2017, a Unemat já havia recebido parte dessa área, 15 hectares, em comodato de doação da Empaer.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Filme de Bruno Bini, diretor cuiabano, leva prêmio de melhor filme no Festival de Gramado

Além da categoria principal, o longa também venceu em...

Tenista passa mal durante torneio e morre em Cuiabá

Fonte:PrimeiraPagina Em nota publicada nas redes sociais, a FMTT disse...

Escolas estaduais devem realizar inscrição antecipada para participar da ExpoEstudantil 2025

Cerca de 20 mil estudantes devem passar por dia...

2ª Corrida Lilás mobiliza mulheres e reforça combate à violência em Nova Mutum/MT; veja vídeo

Na manhã deste domingo (24), a Câmara de Vereadores...
Feito com muito 💜 por go7.com.br