sábado, 23 agosto, 2025
29.2 C
Alta Floresta

VISÃO FUTURA: Produtor rural tem olhar otimista ao Estradeiro da Integração

Date:

Por Arão Leite

Realizado na semana passada com saída do município de Alta Floresta (800 quilômetros ao norte de Cuiabá) e tomando sentido à Meritituba e Santarém no estado do Pará (destino final de 1200 quilômetros), o primeiro Estradeiro da Integração gera repercussão e quem participou acredita que a partir de um diagnóstico apresentado do percurso a expectativa é de melhorias futuras rumo ao desenvolvimento.
Morador do norte de Mato Grosso há 36 anos, sendo 30 deles em Alta Floresta, o advogado e produtor rural Sandro Nasser Sicuto é um dos otimistas. Para ele, a partir do momento em que empresários, classe política e representantes de vários outros segmentos aceitaram a missão de sair por terra registrando vários pontos, mapeando trechos de obras futuras e mantendo contato com os líderes dos lugares que passaram já é uma grande conquista. “Foi uma oportunidade de sair da zona de conforto, ter outros olhares, conhecer outras culturas, conversar com os prefeitos, empresários e demais representantes de outras cidades”, comentou Sicuto.
Estradeiro da Integração saiu pela Rodovia MT-208 de Alta Floresta até a Balsa do Alcino no município de Carlinda, atravessando o Rio Teles Pires, entrando a Rodovia 419 e chegando à Novo Mundo. Escoar a produção pelo trecho que segue por Guarantã do Norte na BR-163 chegando primeiro até Meritituba e depois até Santarém é o principal foco. Boa parte da estrada ainda no entanto, não tem pavimentação e a conservação é péssima. “Mas já tivemos uma primeira resposta, de que a partir de abril o governo iniciar o asfalto de Carlinda até a Balsa do Alcino e depois do outro lado do rio até Novo Mundo. Isso além da ponte de 400 metros sobre o Teles Pires. Vamos torcer para que seja feita essa obra e já teremos grande avanço. Mas também tem a estrada até Meritituba que com certeza melhorando, vai mudar e muito para todos nós”, analisa.
“Mas as mudanças que dizemos não é apenas na questão de escoarmos a nossa produção. Mas também vamos receber insumos, combustível e outros produtos pela mesma rota e consequentemente com valor menor, frete mais baixo, distância mais curta e a região com novas visões futuras”, disse o produtor salientando que sua expectativa agora depois de participar do Estradeiro é esperar que as informações sejam massificadas e os estados de Mato Grosso e Pará por meio de suas lideranças políticas, entidades que representam o setor produtivo e outras categorias não deixem o assunto morrer e que essa proposta seja de fato concretizada.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br