sábado, 23 agosto, 2025
29.2 C
Alta Floresta

Mais de 100 pessoas morreram afogadas neste ano em MT

Date:

De janeiro a outubro, 109 pessoas se afogaram e, deste número, 107 morreram e apenas duas vítimas sobreviveram. Os municípios que mais registram afogamentos neste ano, foram: Cuiabá, Sorriso e Sinop.

Mais de 100 pessoas morreram afogadas nos primeiros 10 meses deste ano, segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros. O número representa 98% do total de afogamentos registrados no estado e foi calculado com base em um levantamento realizado em locais de banho, como rios e cachoeiras, em Mato Grosso.

De janeiro a outubro, 109 pessoas se afogaram e, deste número, 107 morreram e apenas duas vítimas sobreviveram, conforme dados divulgados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Ao g1, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rafael Ribeiro Marcondes, contou que uma das principais causas de afogamentos é a negligência quanto às regras básicas de segurança, por parte da população. Segundo ele, o consumo de bebida alcoólica, a imprudência ao desafiar limites na água e a falta de atenção, especialmente em locais de recreação, como rios e cachoeiras, são fatores determinantes para esse tipo de acidente.

“A maioria dos afogamentos se dá em locais recreação, onde as pessoas acabam se desafiando na água, fazendo travessias e tentando coisas inusitadas. Nisso, elas acabam se afogando. Isso decorre muito em razão do envolvimento com bebida alcoólica e descuido em áreas de risco”, contou.

Além disso, o tenente disse ainda que os pontos de maior risco para afogamentos em Mato Grosso geralmente são áreas de banho em rios, corredeiras e locais de grande movimento, como praias e regiões próximas a festivais. Ele destacou que, embora essas áreas sejam monitoradas durante as operações do Corpo de Bombeiros, grande parte dos afogamentos ocorre em propriedades particulares, como chácaras, açudes e pesqueiros, onde há menos controle e medidas preventivas.

“Os incidentes ocorrem, normalmente, em áreas privadas e dispersas, o que dificulta a aplicação de ações preventivas. Quando identificamos locais de maior concentração, conseguimos reduzir os riscos por meio de sinalização e presença das equipes, como ocorreu este ano”, explicou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, durante todo o ano de 2023, foram registrados 170 afogamentos no estado. Cuiabá é a cidade com maior número de ocorrências. De janeiro a outubro deste ano, foram 19 registros, já durante todo o ano passado, tiveram 24 afogamentos nas águas do rio da capital. Os municípios que mais registram afogamentos este ano, foram:

Cuidados essenciais

Os banhistas devem evitar consumir bebidas alcoólicas durante atividades recreativas — Foto: Bombeiros

Os banhistas devem evitar consumir bebidas alcoólicas durante atividades recreativas — Foto: Bombeiros

O tenente Rafael também destacou a importância de se tomar medidas preventivas para evitar afogamentos em rios e piscinas. Segundo ele, os banhistas devem evitar consumir bebidas alcoólicas durante atividades recreativas em locais de banho e sempre manter atenção redobrada, especialmente com crianças (veja abaixo algumas dicas e cuidados para tomar durante banhos em rios e até piscinas).

Segundo Rafael, a prevenção começa com a conscientização dos riscos e o respeito às medidas de segurança em locais de banho. Ele destacou a necessidade de conhecer as condições dos rios e piscinas antes de entrar na água e de evitar ultrapassar profundidades seguras, especialmente em áreas sem monitoramento.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br