sexta-feira, 1 maio, 2026
22.6 C
Alta Floresta

Setor florestal e Ibama discutem regras sobre exportação e conservação ambiental

Date:

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) participaram de uma reunião, na segunda-feira (20), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para discutir as alterações trazida pela Instrução Normativa (IN) 28, publicada no final de 2024.

A normativa trata, entre outros aspectos, do Parecer de Extração Não Prejudicial (NDF, na sigla em inglês), um documento técnico indispensável para a emissão do certificado Cites. Esse parecer avalia fatores como distribuição, estoque populacional, impacto do comércio e práticas de exploração de espécies como ipê, cumaru e cedro rosa, garantindo que a exportação não comprometa a sobrevivência dessas espécies.

De acordo com o presidente do Cipem, Ednei Blasius, ajustes nas normativas são importantes para adequar o setor às exigências internacionais. “Estamos discutindo vários artigos para que o setor possa se adaptar às novas normas necessárias para a exportação. Tivemos essa importante reunião de alinhamento com o Ibama para tratar da IN relacionadas ao NDF e às espécies que entraram na Cites, como o Ipê, o Cumaru e o Cedro Rosa”, explicou.

Apesar dos desafios que as mudanças trouxeram, como atrasos significativos nos embarques de produtos exportados, o setor mantém seu compromisso com a preservação ambiental. O FNBF e Cipem reforçam que a sustentabilidade é uma de suas principais bandeiras, demonstrando que a atividade de base florestal cumpre a legislação e respeita o meio ambiente.

A reunião marca mais um passo importante para garantir que a exploração de madeira nativa seja realizada de forma sustentável, unindo o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.

No ano passado, as empresas de base florestal de Mato Grosso exportaram 201.902 toneladas de produtos para 69 países, movimentando US$ 85,3 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

MEDALHA DE PRATA – Mato-grossense alcança recorde no salto em altura nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Municipio de Araputanga celebra conquista internacional de Lucas Martins...

Parabéns, IFMT Campus São Vicente, pelos 83 anos

É com profunda alegria que participei das comemorações pelo...

Alta Floresta sedia Taça Mato Grosso de Futsal Sub17 no final de semana

Alta Floresta será palco de mais uma importante competição...
Feito com muito 💜 por go7.com.br