terça-feira, 22 abril, 2025
23.2 C
Alta Floresta

Aberto da Austrália – Vitória Miranda supera pneu, vira sobre norte-americana e conquista 2º troféu no Aberto da Austrália

Date:

A mineira Vitória Miranda, 17, foi campeã Junior na chave de simples do Aberto da Austrália de tênis em cadeira de rodas. Na decisão disputada na noite desta sexta-feira (24/1, horário de Brasília), ela derrotou, de virada, a norte-americana Sabina Czauz, por 2 sets a 1. Na primeira parcial, a adversária da brasileira chegou a aplicar um pneu – quando se ganha o set sem perder nenhum game -, mas a mineira se recuperou e venceu os dois sets seguintes, fechando em 0/6, 6/3 e 7/6 (10-4).

Vitória é beneficiada pelo programa Bolsa Atleta há três anos consecutivos, desde o pleito de 2022. A atleta pertence às categorias Atleta Nacional e Atleta Internacional. Até janeiro de 2025, ela já recebeu R$ 41.906,00 de patrocínio público.

Com o título individual, Vitória se despede do Grand Slam australiano (um dos quatro principais torneios da modalidade na temporada) com duas conquistas. Na quinta-feira, ela já havia sido campeã nas duplas femininas. Ao todo, o Brasil saiu de Melbourne com três troféus, já que o também mineiro Luiz Calixto subiu ao lugar mais alto do pódio nas duplas masculinas Junior.

Para ser campeã individual, Vitória venceu a letã Ailina Mosko e a belga Luna Gryp na primeira fase. Em ambos os jogos, o placar foi de 2 sets a 0 para a mineira. Sua única derrota foi justamente contra Sabrina, também por 2 sets a 0. Donas das melhores campanhas, a norte-americana e a brasileira se encontraram na final. Desta vez, melhor para Vitória.

Natural de Belo Horizonte, a jovem nasceu prematura e tem apenas 10% da potência nas pernas. Por causa de sua condição, o médico chegou a dizer que ela teria apenas poucos meses de vida.

Hoje, Vitória lidera o ranking mundial Junior e acumula títulos internacionais. Antes do dois troféus no Aberto da Austrália, ela já havia conquistado duas medalhas de ouro no Parapan de Jovens de Bogotá 2023 – simples e duplas mistas, ao lado de Luiz Calixto.

Em Melbourne, a mineira ainda repetiu um feito da tocantinense Jade Lanai, também campeã na chave de simples e de duplas femininas em um Grand Slam. Em setembro de 2022, Jade conquistou os dois troféus no US Open.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Secel abre inscrições para o Edital Pontos de Esporte e Lazer 2025

A iniciativa objetiva financiar projetos esportivos desenvolvidos por Organizações...

Equipe de Sorriso participa da Copa Brasil de BMX 2025 em Salvador

O evento, que integra o calendário oficial da Confederação...

CBFS divulga datas e horários das oitavas de final da Copa do Brasil masculina

Sorriso encara Magnus Futsal na sexta (24) em Mato...

Atlética Praga é campeã do Torneio Regional Universitário

Alta Floresta recebeu no último final de semana mais...
Feito com muito 💜 por go7.com.br