segunda-feira, 21 abril, 2025
23.2 C
Alta Floresta

Alta Floresta se destaca como destino de ecoturismo em Mato Grosso

Date:

Crescimento de até 50% no turismo reflete esforços do estado em promover atrações naturais e consolidar a região como referência em ecoturismo e turismo de aventura.

O turismo em Mato Grosso registrou um crescimento de 30% a 50% em 2024, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A participação do estado em grandes feiras nacionais e internacionais foi decisiva para posicionar Mato Grosso como um dos principais polos de ecoturismo do Brasil, com destaque para Alta Floresta.

Alta Floresta é rica em biodiversidade e oferece passeios diferenciados que dão a oportunidade de conhecer o bioma e praticar canoagem, pesca esportivas, entre outras atividades. Com a natureza preservada, a região conta com rios, cachoeiras e trilhas, onde é possível ver diversidade de aves e animais em seu habitat, além de grande variedade de espécies de plantas, aonde é possível ir de barco e trilhas. Na cidade, os visitantes podem conhecer o Museu de História Natural de Alta Floresta; o avião Douglas D-C3, uma recordação da colonização da região; a Lagoa das Capivaras e a figueira gigante.

A rede hoteleira local oferece infraestrutura voltada para ecoturismo, pesca esportiva e observação de aves, recebendo visitantes de diversas partes do mundo. Alta Floresta também se destaca pela realização de eventos corporativos e ambientais, consolidando sua importância no cenário turístico.

A cidade impressiona quem busca um destino para descansar em meio a natureza. Tem seu destaque no ecoturismo e birdwatching, turismo de negócios e eventos, turismo cultural, e é indutora no turismo de pesca esportiva.

Ações de promoção impulsionam o turismo

A Sedec atribui o aumento no fluxo turístico à participação em feiras como a Global Birdfair, na Inglaterra, e a Avistar, em São Paulo, que fortaleceram o segmento de observação de aves. A criação da Rota da Diversidade de Primatas, conectando Alta Floresta a outras regiões, também impulsionou o interesse por atividades ligadas à fauna e flora.

Além disso, eventos como a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal reuniram milhares de visitantes e expositores, promovendo a cultura e a biodiversidade do estado.

Perspectivas para 2025

O Governo de Mato Grosso segue investindo no ecoturismo, reafirmando o compromisso com a conservação ambiental e a valorização das riquezas naturais e culturais do estado. Alta Floresta continua a se destacar como um dos principais destinos para quem busca experiências únicas na Amazônia mato-grossense.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Sinopense nocauteia adversário no 1º round e mantém o cinturão no Sinop Fight Combat

A quarta edição do Sinop Fight Combat ocorreu, ontem,...

Charles do Bronxs elogia evento em Sinop e diz que aguarda apenas uma ligação do UFC para disputar cinturão

(Foto: Reprodução/Instagram) Durante presença no Sinop Fight Combat, neste final...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 48 mil na Mega-Sena

O apostador em Porto Estrela (200 km de Cuiabá)...

Notícias Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda

Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br