Lançado oficialmente no dia 14 de outubro, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto, o Programa “Alta Floresta Não Atropela” é mais uma iniciativa bem-sucedida que nasceu em Alta Floresta e está ganhando destaque em outras regiões.
A ação é uma iniciativa do Projeto Reconecta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros parceiros, e tem o objetivo de preservar a vida das espécies de primatas que habitam a região de Alta Floresta. A inspiração para o programa veio da descoberta recente do primata zogue-zogue-de-alta-floresta, uma espécie ameaçada de extinção.
Recentemente, em um vídeo divulgado nas redes sociais no perfil oficial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a secretária Mauren Lazzaretti, que esteve em Alta Floresta para conhecer a iniciativa, anunciou que o programa será replicado em todo o estado de Mato Grosso, sob o nome de “Mato Grosso Não Atropela”.
“Ficamos felizes em saber que uma ideia que nasceu em Alta Floresta, envolvendo toda a nossa sociedade, será replicada em nível estadual. Boas ideias precisam ser disseminadas”, comemorou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alta Floresta, Gercilene Meira Leite.
Os primeiros dados oficiais divulgados evidenciam o sucesso da iniciativa: entre outubro e dezembro de 2024, 541 animais atravessaram com segurança pelas pontes de dossel instaladas.
Além da secretária de Estado de Meio Ambiente, também esteve em Alta Floresta o prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes, que buscou informações para implementar a iniciativa em seu município.
Em Alta Floresta, o programa conta com o apoio da Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e Green Yellow. São parceiros do programa a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) de Alta Floresta, a Diretoria Regional da SEMA/MT em Alta Floresta, a Unidade Técnica do IBAMA e ICMBio de Alta Floresta, o Aeroporto de Alta Floresta/COA, a UFMT – Campus Sinop, o Instituto Ecótono, a UNEMAT/AFL, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e o Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta (COMSEP).