sábado, 25 outubro, 2025
21.8 C
Alta Floresta

Governo Federal lança iniciativa para combate ao racismo no esporte

Date:

Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial firmaram, nesta quarta-feira (26), um Acordo de Cooperação Técnica para intensificar o combate ao racismo no esporte em todo o país. A parceria prevê uma série de ações para conscientização, formação e monitoramento da discriminação racial no ambiente esportivo, abrangendo desde atletas e torcedores até entidades esportivas.

Entre as principais iniciativas previstas no acordo estão a criação de um selo e prêmio para entidades esportivas antirracistas, a realização de campanhas educativas em eventos esportivos e a mobilização de torcidas organizadas para ações unificadas contra o racismo. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital para monitoramento e análise de dados sobre discriminação racial no setor.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que combater o racismo no esporte é uma prioridade. “O racismo no esporte é um reflexo do racismo sistêmico presente na sociedade e enfrentar isso é uma urgência. Com essa cooperação, queremos avançar na garantia de ambientes esportivos pautados pela igualdade e pelo respeito, sendo espaços seguros e acolhedores para todos”, afirmou.

Já o ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou a importância do envolvimento de todas as partes no combate à discriminação. “O esporte deve ser um espaço de união e respeito. Precisamos de políticas públicas eficazes para erradicar o racismo e promover a igualdade dentro e fora das arenas esportivas”, disse.

O acordo também prevê a realização de seminários junto à Justiça Desportiva, a capacitação de agentes do setor esportivo e a produção de materiais educativos e campanhas de conscientização. Haverá também um incentivo para a inclusão de práticas antirracistas em programas esportivos governamentais.

Outra iniciativa importante será o diálogo com mídias esportivas e mídias negras para ampliar a cobertura e a disseminação de conteúdos antirracistas no esporte. A parceria também prevê a mobilização de embaixadores e porta-vozes para combater discursos de ódio e fomentar um ambiente esportivo mais inclusivo.

A execução do acordo será acompanhada por representantes dos dois ministérios, e cada pasta será responsável pelo custeio de suas respectivas ações. O compromisso tem vigência inicial de 24 meses, podendo ser renovado conforme necessidade.

Com essa iniciativa, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial no esporte, garantindo que estádios, quadras e arenas se tornem espaços de respeito, diversidade e inclusão.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Governo de MT decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)

Decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e beneficia...

Campeonato Ibero-Americano e Copa Latina de BMX acontece no final de semana

Terá inicio nesse final de semana no Rio de...

Com presença de Mato Grosso, Pista Olímpica de Deodoro volta ao calendário internacional com dois grandes eventos de BMX Racing

Copa Latino-Americana e Campeonato Ibero-Americano marcam a retomada das...

Decisão da Copa do Servidor 2025 em Várzea Grande será no Estádio Dito Souza

A grande final da 8° Copa do Servidor será...
Feito com muito 💜 por go7.com.br