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Centro de Referência Paralímpico da Unemat realiza formação de professores da rede municipal de Educação de Cáceres

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O Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRPB-Unemat) inicia fase de formação presencial dos professores da rede municipal de Educação de Cáceres com foco nas práticas esportivas para as pessoas com deficiência. A Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga foi a primeira a participar da capacitação realizada na última terça-feira (1º.04).

De acordo com o supervisor do Centro de Referência Paralímpico da Unemat, Emanuel Carvalho, estas ações de formação objetivam transformar Cáceres (MT) em cidade pioneira no país a ter todos os professores da rede capacitados em conteúdos de esportes às pessoas com deficiência.

Neste encontro foram discutidos temas relacionados ao papel e responsabilidade dos professores na criação de um espaço inclusivo. Foram abordados os efeitos que a exclusão de pessoas com deficiência nas atividades escolares e sociais exercem nas pessoas com e sem deficiência durante o processo de desenvolvimento de suas atitudes e crenças.

Estas ações de formação estão previstas no acordo de cooperação firmado entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria de Educação. De acordo com o secretário da pasta, Fransergio Piovesan, “com as formações continuadas nas escolas municipais poderemos aumentar o engajamento de nossos professores de forma a aumentar essa rede de trabalho acelerando a efetiva inclusão das crianças com deficiência. Temos muito orgulho de participar desse projeto”, declarou o secretário.

Professores da Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga são os primeiros a participar da formação presencial com foco nas práticas esportivas para as pessoas com deficiência

O supervisor do CRPB-Unemat e instrutor do curso de formação presencial, Emanuel Carvalho, explicou que o a realização do curso Movimento Paralímpico: Fundamentos básicos do esporte, disponível na plataforma de cursos do CPB, precede os encontros presenciais. “Assim que todos os professores finalizam este curso, acontece a primeira formação presencial. Para o ano de 2025, estão previstas duas formações presenciais por escola, sendo uma por semestre”, esclarece Carvalho.

“Com essa iniciativa buscamos auxiliar na garantia de acesso a uma experiência esportiva de qualidade no ambiente escolar contribuindo para o desenvolvimento físico, social e afetivo das crianças com e sem deficiência atendidas pelas escolas de Cáceres”, pontua Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (Cipeef), espaço que desenvolve, coordena e apoia todas as iniciativas esportivas de ensino, pesquisa e extensão ligadas a ela, como é o caso do CRPB-Unemat.

Professores da Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga são os primeiros a participar da formação presencial com foco nas práticas esportivas para as pessoas com deficiência

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