terça-feira, 26 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Para fomentar setor cultural, Sebrae seleciona municípios para receber consultorias especializadas

Date:

Os serviços serão realizados em 200 municípios por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e cada estado terá, pelo menos, três cidades contempladas

Com o objetivo de fomentar o setor cultural, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, por meio do projeto “Crie Políticas Públicas”, abriu um chamamento público para selecionar municípios interessados em receber consultorias técnicas para operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), criada para fortalecer o setor cultural. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

A iniciativa, que visa auxiliar dirigentes municipais de cultura em todo o Brasil, busca criar um ambiente favorável à implementação de políticas públicas com foco nos negócios criativos. Ao todo, o Sebrae vai selecionar 200 municípios para receber os serviços on-line de assistência gratuita, garantindo que cada estado tenha, no mínimo, três cidades contempladas.

As ações serão desenvolvidas entre abril e setembro, período em que os gestores municipais terão acesso a apoio técnico customizado, além de orientações coletivas e individuais sobre a implementação de políticas municipais de fomento à cultura relacionadas à Lei Paulo Gustavo, ao PNAB e à implementação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, a dinâmica é abrangente e engloba diversos processos, como diagnóstico, plano de ação e orientações para elaboração e execução de editais, instruções para o monitoramento dos projetos selecionados e para a prestação de contas dos municípios junto ao governo federal. Ela destaca que o atendimento técnico aos municípios será estruturado, com duração total de 15 horas. Na visão da gestora, a iniciativa é fundamental para desenvolver negócios no setor cultural, que enfrenta desafios como a falta de capacitação em gestão

“Muitos profissionais da cultura têm grande talento artístico, mas pouca formação em áreas como administração, marketing e captação de recursos. Isso também traz empecilhos como a limitação no acesso a financiamento, a falta de sustentabilidade financeira e dificuldades na digitalização. Além disso, em alguns casos a baixa valorização e reconhecimento da cultura local trava a expansão para novos mercados”, avalia Denise Pimpim.

Para conferir os requisitos e participar da selação, clique AQUI para acessar o edital da chamada pública.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

IN LOCO – Seciteci e Parque Tecnológico participam de comitiva em viagem oficial à Índia

Seciteci e Parque Tecnológico participam de comitiva em viagem...

Secretário David Moura garante apoio ao BMX de Nova Mutum

O apoio que o vice-campeão mundial e medalhista de...

Planalto da Serra e Várzea Grande são os destaques da Taça Mato Grosso Sub-13

O final de semana foi de bola rolando pela...

Jovem de MT é vice-campeã em torneio internacional em Sinop

Sophia Fiedler, 16 anos, de Rondonópolis, igualou o melhor...
Feito com muito 💜 por go7.com.br