Diversificação: essa é a palavra-chave dentro da agricultura familiar. Pensando nisso, a Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tem promovido o incentivo à diversificação das atividades no campo, e uma das políticas públicas é através da distribuição de alevinos da espécie tambatinga.
De acordo com a Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, enquadra-se na categoria de Agricultura Familiar o produtor que possui até quatro módulos fiscais de terra.
Um dos beneficiados pela iniciativa é o produtor rural Jonas Dobrovoski. Ele destaca que o apoio da Administração Municipal, por meio da diversificação produtiva, é fundamental para os pequenos agricultores. “É isso que fomenta e melhora a produção no campo. Nossa área é pequena, por isso precisamos aproveitar cada espaço e otimizar as atividades”, pontua.
Dobrovoski conta que já cultiva abacaxi e banana em sua propriedade e agora passará a investir também na piscicultura. “Já trabalho com fruticultura. Agora, a criação de peixes surge como uma nova possibilidade de renda”, comemora.
O médico veterinário Luiz Carlos de Queiroz Júnior, servidor da Secretaria de Agricultura e Pecuária, explica que esta já é a segunda etapa da entrega de alevinos. “Nesta fase, foram distribuídas 14 mil unidades. Ao todo, serão entregues 40 mil alevinos”, informa.
Vale destacar que os produtores rurais que não foram contemplados neste ano podem procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária para realizar o cadastro e participar no próximo ano. As entregas de alevinos estão sendo realizadas com recursos próprios da Prefeitura.