sábado, 8 agosto, 2026

Prefeito torna lei projeto aprovado pela Câmara responsabilizando tutores por animais soltos em Lucas

Date:

O prefeito Miguel Vaz sancionou sem vetos o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal responsabilizando tutores por animais soltos nas vias públicas de Lucas do Rio Verde. A proposta foi apresentada pelo vereador Wlad Mesquita e se tornou a lei n. 3797/2025, que ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

A nova legislação visa proibir a permanência de animais domésticos soltos ou sem supervisão nas vias públicas, praças e outros espaços de uso comum no município e estabelece que tutores ou proprietários estarão sujeitos a multas. A norma prevê ainda apreensão do animal e, em casos de reincidência ou abandono comprovado, o encaminhamento para adoção responsável.

Além disso, determina que, em caso de ataques ou danos causados por animais soltos, o responsável deverá arcar com os custos de tratamentos médicos, veterinários, reparação de bens e, quando aplicável, indenização por danos morais. Para garantir a identificação dos tutores, a lei exige que os animais sejam identificados por meio de coleiras, microchips ou outras provas que confirmem a responsabilidade.

“Aprovamos uma lei importantíssima, que trata de punir quem deixa animais soltos nas ruas, porque acabam agredindo pessoas, idosos, crianças e até outros animais. Precisamos de um controle maior. Em casos de ataques, os donos têm que ser responsabilizados com relação ao custeio do tratamento das vítimas e até mesmo dos animais atacados. Sabemos que é um passo para avançar na causa animal”, disse Wlad, após a aprovação do projeto na Câmara.

O Poder Executivo terá até 90 dias para regulamentar a lei, definindo valores de multas, prazos para regularização e os órgãos competentes para fiscalização.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Nilson Leitão aponta gargalos e cobra diálogo do governo com o agronegócio

O candidato a deputado federal, Nilson Leitão (PP), afirmou...

Área desmatada para garimpo ilegal cresce até 660% em áreas protegidas na bacia do rio Juruena em MT

O intenso avanço no desmatamento do Parque Nacional do...

Sorriso recebe etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger pela primeira vez

Competição nacional será realizada entre os dias 20 e...

ASSIF/Sinop conhece adversárias das quartas de final da Copa do Brasil Feminina de Futsal

Equipe mato-grossense estréia em casa diante da equipe goiania...
Feito com muito 💜 por go7.com.br