A paixão pelo beach tênis transformou a rotina de duas jovens atletas do Araguaia e promete colocá-las entre os grandes nomes do esporte no Brasil. O Agência da Notícia foi conhecer o empenho da dupla, que reside em Canabrava do Norte. Com apenas 11 anos, Alice Moraes e Eva Maria Freitas, da dupla EvAlice, já acumulam conquistas impressionantes e se preparam para representar o estado do Tocantins na Copa Norte-Nordeste, etapa oficial do Circuito Brasileiro de Beach Tennis da CBBT, que acontecerá nos dias: 1,2,3e 4 de maio, na paradisíaca Reserva do Paiva, em Recife-PE.
A trajetória começou em 2023, quando o beach tênis chegou à cidade por iniciativa de um amigo das famílias. Pouco tempo depois, em abril de 2024, as meninas participaram do primeiro torneio da vida, surpreendendo a todos: ficaram em 1º lugar na categoria iniciante, mesmo com apenas 10 anos e competindo contra adultas.
O talento e a dedicação chamaram atenção desde o início. A cada novo torneio, novos troféus: a dupla não parou mais de subir no pódio. O ponto de virada veio em 2025, quando, incentivadas por uma amiga das mães, elas participaram do primeiro torneio federado, em Palmas-TO. Mais uma vez, saíram campeãs.
Na plateia, o presidente da Federação de Beach Tênis do Tocantins observava atentamente. Impressionado com o desempenho, convidou a dupla para representar o estado na Copa Norte-Nordeste, que reúne os maiores talentos do Brasil e acontecerá em um dos palcos mais tradicionais do esporte, a Reserva do Paiva, sede de edições memoráveis do Mormaii Open e do Circuito Track & Field.
Desde então, as meninas mergulharam em um novo ritmo de preparação. Eva e Alice treinam sob a supervisão do professor Kaio Becker, na quadra particular da Arena Prime, em Canabrava do Norte, além dos professores Renan e Gefferson, na arena em Confresa. O projeto de aperfeiçoamento inclui também acompanhamento com a nutricionista Fernanda Ostermann e treinos físicos na Academia Gold.
Recentemente, a dupla estreou na Categoria D, enfrentando adversárias mais experientes. No último fim de semana, conquistaram o 3º lugar em um torneio desafiador, reafirmando a evolução e maturidade esportiva da equipe mirim.
O sucesso da dupla inspirou novas iniciativas na região. Atendendo a uma sugestão da jornalista Camila Nalevaiko, o deputado estadual Dr. Eugênio anunciou a criação de um campeonato regional de beach tênis no Araguaia, previsto para acontecer ainda este ano. A ideia é fomentar a prática do esporte entre crianças, jovens e adultos, e revelar novos talentos como Eva e Alice.
O Araguaia agora tem uma dupla de ouro para torcer. E a história da EvAlice está só começando.