quarta-feira, 5 novembro, 2025
22.4 C
Alta Floresta

Conta de luz ficará mais cara em maio

Date:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nessa sexta-feira (25), que a conta de luz ficará mais cara em todo o país no mês de maio após o acionamento da bandeira tarifária amarela, que representa um custo adicional de R$ 1,885 nas faturas de energia a cada 100 kWh consumidos. Segundo a Aneel, a mudança para bandeira amarela se faz necessária devido à redução das chuvas, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano.

A bandeira amarela interrompe um ciclo de cinco meses de bandeira verde, que vinha desde dezembro de 2024 e que não trazia custos adicionais nas contas de energia. Porém, com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.

Em linhas gerais, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel, sinalizadas por cores (verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2), representam as condições de geração de energia, ou seja, se chove pouco e as hidrelétricas geram menos energia, é preciso acionar as usinas termelétricas, que são mais caras. Motivo pelo qual são aplicadas taxas extras nas contas de luz.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Fórum Florestal e Richard Rasmussen gravam documentário em Alta Floresta sobre manejo florestal sustentável

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF)...

MPT-MT, MPE e Assembleia Legislativa unem esforços contra violência doméstica com ‘Selo Florir’

Deputado propõe Selo para reconhecer empresas que contratam mulheres...

Stock Car em Cuiabá tem sorteio de 25 mil ingressos; confira

Inscrições começam nesta terça e seguem até quarta; resultado...

Alta Floresta se prepara para receber o novo Hospital Regional

Obra chega a 97% e será a primeira a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br