domingo, 11 maio, 2025
29.9 C
Alta Floresta

Mundial de Surfe: Filipe Toledo dá show na Austrália e volta a ser campeão

Date:

Filipe Toledo está de volta ao topo. Na madrugada deste sábado, o bicampeão mundial venceu a etapa da Gold Coast, em Burleigh Heads, com uma atuação de gala contra Julian Wilson e conquistou seu primeiro título desde o retorno ao Circuito Mundial. A vitória marca o reencontro de Filipinho com os troféus após a pausa que tirou o surfista da temporada 2024 para cuidar da saúde mental.

A etapa teve um valor simbólico especial para o brasileiro. Foi justamente na Gold Coast, há dez anos, que ele venceu sua primeira etapa na elite mundial — também contra Julian Wilson. Desde então, os dois se enfrentaram cinco vezes em baterias diretas, com ampla vantagem para o brasileiro: agora são cinco vitórias contra apenas uma do australiano.

Caminho até a decisão

Toledo brilhou em praticamente todas as fases do campeonato, mas teve pedreiras no caminho até a final. Nas quartas de final, encarou Yago Dora, atual número dois do mundo, e venceu com uma atuação sólida.

Na semifinal, foi a vez de enfrentar Alejo Muniz, amigo de longa data, em uma bateria marcada por uma nota 10 do bicampeão mundial após uma onda executada com perfeição.

Final impecável

Filipe Toledo é campeão do Bonsoy Gold Coast Pro 2025 Imagem: Beatriz Ryder/WSL

Na decisão contra Julian Wilson, Filipe mostrou desde os primeiros minutos que estava pronto para mais um título. Com apenas três minutos de bateria, voou em um aéreo com rotação completa — sua marca registrada — e arrancou nota 8,33 dos juízes. O australiano respondeu na sequência com um aéreo semelhante, mas com menor grau de dificuldade: 8,10.

A disputa seguiu acirrada. Julian seguiu pressionando com um aéreo seguido de uma batida forte, garantindo 7,73. Mas Filipinho foi ainda mais preciso: encontrou um tubo raro em Burleigh Heads e finalizou com uma manobra potente para somar 8,53 e retomar a liderança.

A confiança do brasileiro cresceu. Com o controle da prioridade, esperou pela melhor oportunidade e a aproveitou com maestria. Veio sua melhor onda da bateria: duas manobras potentes e nota 9,07, praticamente selando o título.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Seleção de conjunto conquista ouro inédito em Portimão

Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira...

Max ameniza discussão sobre emendas, mas defende cronograma de pagamentos

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),...

TRAGÉDIA EM COLNIZA: Mais um garimpeiro de AF morre em garimpo de mergulho

Japão tinha 38 anos/foto Reprodução Mais um garimpeiro morador de...

Teatro de Alta Floresta leva resistência e poesia cênica à capital paulista

Com quase 40 anos de trajetória, grupo mato-grossense apresenta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br