domingo, 24 agosto, 2025
24.6 C
Alta Floresta

Atletas do Centro de Referência Paralímpico da Unemat são contemplados pelo bolsa atleta

Date:

Conquistas em competições nacionais de badminton paralímpico garantiram aos atletas o benefício do programa do Governo Federal

Cinco atletas do Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRPB-Unemat) foram contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte, criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O resultado foi divulgado, na última semana (22/05), e pode ser acessado aqui.

Os resultados são referentes às conquistas obtidas em 2024, nas competições 9º Campeonato Brasileiro de Parabadminton, 4ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-23 de Parabadminton e Paraolimpíadas Escolares 2024.

A conquista representa um avanço significativo para o CRPB-UNEMAT no programa federal. Em 2023, apenas um atleta da instituição foi contemplado pelo Bolsa Atleta. No ano seguinte, esse número dobrou para dois beneficiados e, agora, em 2025, alcançou a marca histórica de cinco atletas, demonstrando o crescimento consistente e a consolidação do trabalho desenvolvido pela universidade no paradesporto.

O professor Emanuel Carvalho, supervisor do CRPB-Unemat, ressaltou a importância do benefício para o desenvolvimento esportivo dos contemplados “Este resultado de um trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido no CRPB-Unemat. Mais do que um benefício financeiro, essa conquista representa a valorização do esforço e da dedicação de cada um desses jovens talentos e suas famílias”.

“Essa conquista demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido e a dedicação de toda a equipe envolvida no projeto”, destacou a treinadora de badminton Karyna Aires.

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou há alguns anos e que tem transformado a realidade do paradesporto em nossa região. O apoio da Unemat e Comitê Paralímpico Brasileiro, viabiliza este ambiente propício para o desenvolvimento de novos talentos e para a consolidação dos atletas que já vêm se destacando em competições nacionais “, completou o professor Riller Reverdito.

O Centro de Referência Paralímpico da UNEMAT tem se destacado na formação de atletas paralímpicos no estado de Mato Grosso, oferecendo estrutura adequada e acompanhamento técnico especializado para o desenvolvimento de diversas modalidades paralímpicas, como o atletismo, bocha natação e badminton.

CONHEÇA OS ATLETAS

Gonçalina Delfino da Silva (18 anos), atleta da classe WH2 (para competidores em cadeira de rodas), conquistou a medalha de prata no Simples Feminino WH no Campeonato Brasileiro Sub-23, garantindo sua vaga entre os contemplados. “Esta bolsa vai me permitir investir mais na minha preparação e focar totalmente nos treinamentos e competições”, comentou a atleta.

Outro contemplado foi Gustavo de Souza Moreira (15 anos), da classe SH6 (para atletas com baixa estatura), que conquistou o bronze na Dupla Masculina SH6.

Jamilly Cristtiny Dias Aguilhera (15 anos), da classe SU5 (para atletas com deficiência de membros superiores), também garantiu sua vaga com o bronze no Simples Feminino SU5 na categoria Sub-23.

Completam a lista dos beneficiados Lucas Gabriel dos Santos Oliveira (19 anos), aluno do primeiro semestre do curso de Educação Física da Unemat, medalha de bronze no Simples Masculina SL3 (Sub-23).

Vitor Hugo Silva Dutra (16 anos), da classe SL4 (para atletas com deficiências de membros inferiores com baixo grau de comprometimento), bronze no Simples Masculina SL4 nas Paralímpiadas Escolares.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Filme de Bruno Bini, diretor cuiabano, leva prêmio de melhor filme no Festival de Gramado

Além da categoria principal, o longa também venceu em...

Tenista passa mal durante torneio e morre em Cuiabá

Fonte:PrimeiraPagina Em nota publicada nas redes sociais, a FMTT disse...

Escolas estaduais devem realizar inscrição antecipada para participar da ExpoEstudantil 2025

Cerca de 20 mil estudantes devem passar por dia...

2ª Corrida Lilás mobiliza mulheres e reforça combate à violência em Nova Mutum/MT; veja vídeo

Na manhã deste domingo (24), a Câmara de Vereadores...
Feito com muito 💜 por go7.com.br