quinta-feira, 30 abril, 2026
22.7 C
Alta Floresta

Seciteci participa de etapa itinerante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia

Date:

Evento passará pelos municípios de Torixoréu, Ribeirãozinho e Ponta Branca
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa MT Ciências, integra a programação da nova etapa itinerante da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia.

Nesta etapa itinerante, a equipe do MT Ciências e parceiros visitarão, entre 10 e 12 de junho, três municípios da região do Alto Araguaia: Torixoréu (10.6), Ribeirãozinho (11.6) e Ponta Branca (12.6).

Em cada cidade, as atividades irão acontecer no período da manhã em escolas públicas que estarão abertas à visitação. A programação inclui exposições de paleontologia, zoologia, plantas do cerrado e de abelhas sem ferrão.

O MT Ciências realizará oficinas e apresentarão diferentes experimentos em áreas como física, química e olfativos. Além de levar um planetário digital, óculos de realidade virtual e atividades interativas da carreta do programa. Confira o horário e as escolas escolhidas em cada município clicando aqui.

Segundo a diretora do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), Márcia Pascotto, as atividades nas escolas serão uma forma de divulgar o conhecimento científico e tecnológico na região.

“E quando esta popularização está alinhada ao tema da SNCT 2024, que é Biomas do Brasil: biodiversidade, saberes populares e conhecimento científico, trata-se de trazer a biodiversidade do mundo para as escolas daqui. É uma oportunidade para que professores e estudantes, por meio de exposições, oficinas, experimentos e visitas ao planetário, associem o conhecimento que eles têm contato dentro de sala de aula, um conhecimento teórico, com as atividades práticas que o MuHNA está trazendo”, completou a diretora.

O secretário de Cultura de Torixoréu, Vanney Neves, ressaltou o apoio da Secretaria de Cultura do município ao evento. “Esse evento é de grande significância não só para a nossa comunidade escolar e população, mas da cidade vizinha Baliza (GO) e de todos aqueles que estão conosco nesse momento. As pessoas que aqui comparecerem, irão levar uma bagagem cultural, do conhecimento científico e tecnológico”, afirmou o secretário.

A nova etapa da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma extensão do evento que foi realizado no ano passado em Barra do Garças.

Realizada com apoio da Seciteci, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia é organizada pelo Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica Alto Araguaia, Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e poder público local.

A ação é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e  Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O evento visa oferecer atividades culturais e de divulgação científica para estudantes e população em geral de municípios do Leste de Mato Grosso. Esta será a primeira vez que o projeto está sendo realizado nos três municípios que recebem a etapa itinerante.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 começam em maio e devem ampliar participação de alunos

A Prefeitura de Cuiabá realiza, entre os dias 23...

Corrida do Trabalho deve reunir 1,8 mil participantes em Cuiabá

Largada será às 6h, no bairro Paiaguás, com percursos...

Comunicação da ALMT vence Prêmio Social Media Gov com case inovador

Premiação aconteceu nesta quarta-feira (29), durante a 15ª edição...
Feito com muito 💜 por go7.com.br