sábado, 23 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Câmara de Lucas do Rio Verde aprova doação de terreno para entidade social e lei de acessibilidade em eventos

Date:

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, em sessão ordinária, uma série de projetos que beneficiam diretamente a população. A pauta incluiu desde cessão de terreno, medidas de acessibilidade em eventos públicos, cessão de instrumentos musicais para a Orquestra Sinfônica Jovem, até a ratificação de alterações no Consórcio Intermunicipal Alto Teles Pires, autorização para recebimento de doações pela Secretaria de Agricultura e atualização da legislação sobre inspeção de produtos de origem animal.

O destaque da sessão foi a aprovação do PL nº 54/2025, que autoriza o município a permutar uma área para Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante os debates, o vereador Márcio Albieri (MDB) explicou que a medida regulariza uma área que antes abrigava a antiga feira do Alvorada, permitindo que a APAE construa uma nova escola. Também na área de apoio às entidades, foi aprovado o PL nº 58/2025, que concede à Associação Os Amigos da Criança o direito de uso por 15 anos de um terreno de 607 metros quadrados no Bairro Veneza, onde a entidade desenvolve importantes projetos sociais.

A acessibilidade também foi tema central com a aprovação do PL nº 27/2025, de autoria da vereadora Débora Carneiro, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de meios de acessibilidade em eventos públicos e privados que necessitem de alvará municipal. O projeto prevê multa de R$ 2.000 em caso de reincidência no descumprimento, demonstrando o compromisso da Casa com a inclusão social.

Na área cultural, foi aprovado o PL nº 65/2025, que autoriza a cessão de instrumentos musicais para integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde. A medida permitirá que os jovens músicos pratiquem em casa, contribuindo para seu desenvolvimento artístico e para a qualidade das apresentações da orquestra.

A sessão ainda aprovou importantes projetos como o PL nº 59/2025, que autoriza a cessão de um contêiner para o DETRAN-MT armazenar documentos, e o PL nº 62/2025, que facilita o recebimento de doações de terceiros para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Também foram ratificadas alterações no contrato do Consórcio Intermunicipal Alto Teles Pires (PL nº 55/2025) e atualizações na legislação sobre inspeção de produtos de origem animal (PL nº 63/2025).

Em momento de reconhecimento, os vereadores aprovaram por unanimidade as Moções de Aplausos nº 08/2025 e 09/2025, ambas do vereador Gilson “Urso”. Elas homenageiam Joana Rosa Alves de Souza por seu trabalho com arteterapia e Alex Sandro Alves Meira pela organização da Festa de São José Operário.

Também foram aprovadas indicações que serão encaminhadas ao Poder Executivo. A sessão ordinária foi transmitida pelo YouTube e o vídeo completo está disponível no canal oficial da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 14 de julho.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br