Terminal Piloto Osvaldo Marques Dias movimentou quase 30 toneladas de cargas nos cinco primeiros meses de 2024; embarques e desembarques de passageiros também aumentaram mais de 28%
Alta Floresta registrou um expressivo aumento na movimentação de cargas aéreas em 2024. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias movimentou 29,48 toneladas de cargas entre janeiro e maio deste ano. O volume é 210,30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram transportadas 9,5 toneladas.
O crescimento mês a mês também demonstra uma tendência sólida. Em janeiro, foram 5,7 toneladas movimentadas; fevereiro somou 6,08 toneladas; março teve o maior volume, com 7,3 toneladas; abril contou com 4,3 toneladas; e, em maio, 5,9 toneladas. Os dados de junho ainda não foram divulgados.
Além do salto na movimentação de cargas, o terminal de passageiros também apresentou crescimento. Foram registrados 21,95 mil embarques e desembarques no município, o que representa um aumento de 28,48% em relação ao ano anterior.
A ANAC regula diversos tipos de transporte aéreo de carga, incluindo materiais perigosos (como explosivos, produtos inflamáveis e radioativos), cargas perecíveis (alimentos, medicamentos, órgãos para transplante), além das convencionais. A Agência também estabelece normas sobre o tamanho, peso e condições específicas para o envio e transporte de materiais que demandam autorização prévia.
O desempenho positivo reforça a importância do aeroporto de Alta Floresta como ponto estratégico para o transporte regional de passageiros e cargas no norte de Mato Grosso.