terça-feira, 26 agosto, 2025
35.9 C
Alta Floresta

Grupo rende vigias, invade área de garimpo e atira contra PM em MT

Date:

(G1)

Um grupo fortemente armado invadiu uma área de garimpo ilegal na Serra do Caldeira, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, na sexta-feira (30) e rendeu oito seguranças de uma empresa mineradora, segundo a Polícia Militar. Conhecida como a ‘Nova Serra Pelada’, a área foi desocupada por determinação da Justiça. No entanto, o local foi invadido outras vezes. Em uma delas, a polícia chegou a usar granada de efeito moral e gás lacrimogênio.
Segundo a PM, os policiais foram chamados para realizar o resgate dos vigias. Os funcionários conseguiram fugir e correram para uma região de mata. No local, durante o resgate, o grupo de aproximadamente 20 pessoas disparou contra os PMs e houve confronto.

“Eles estavam fortemente armados com equipamentos longos e tentaram nos intimidar. A situação era de alto risco para os policiais que estavam na ocorrência”, afirmou ao G1 o coronel da PM, Edson De Carli.

Durante a troca de tiros, os reféns foram resgatados e a polícia recuou. Segundo De Carli, a PM aguarda reforço para montar uma operação e desocupar o local.
Invasões
Em novembro, forças policiais usaram granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo para evitar uma nova invasão.  Na ocasião, 150 pessoas tentaram invadir o local, segundo a PM. Na mesma semana, outras oito pessoas foram detidas ao tentar entrar na área. Com eles, a polícia apreendeu cinco picaretas, uma enxada, uma faca, um facão e uma motocicleta.
Em julho, 20 garimpeiros foram presos durante operação da PM para desocupara área.  Além disso, o local já passou por duas desocupações por determinação da Justiça Federal. As 20 pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil daquela cidade e foram autuadas por extração ilegal de minério. Segundo a Polícia Civil, foram detidos 17 homens, duas mulheres e um adolescente.

Garimpo e desocupação
O garimpo da Serra do Caldeirão passou por duas desocupações por determinação da Justiça Federal, que mandou que as pessoas que estavam explorando o local ilegalmente fossem retiradas e, a área, isolada. A região começou a ser invadida em setembro de 2015 e chegou a reunir milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro.

Em março, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu dois alvarás com duração de três anos para duas mineradoras que apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área em 1991 e 2000. Os alvarás abrangem 7.385 hectares entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade,a 562 km da capital.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Planalto da Serra e Várzea Grande são os destaques da Taça Mato Grosso Sub-13

O final de semana foi de bola rolando pela...

Jovem de MT é vice-campeã em torneio internacional em Sinop

Sophia Fiedler, 16 anos, de Rondonópolis, igualou o melhor...

ExpoEstudantil 2025 estreia nesta terça-feira (26) na Arena Pantanal em Cuiabá

Evento traz programação inspiradora para estudantes da rede estadual,...

Drones são abatidos pela Polícia Penal após tentar deixar celulares em unidades prisionais do interior

Levantamento da Sejus aponta que, entre 2021 e 2025,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br