sexta-feira, 22 agosto, 2025
35.9 C
Alta Floresta

Apoiados por Taques perdem na maioria das cidades-polo

Date:

(midianews)

Candidatos apoiados pelo governador Pedro Taques (PSDB) amargaram derrotas na maioria dos principais colégios eleitorais do Estado.

Das dez cidades-polos de Mato Grosso – que totalizam mais de 1 milhão de eleitores -, o governador viu a vitória de apenas três candidatos apoiados per ele. 

Em Cuiabá, principal colégio eleitoral, Taques tem chance de contabilizar mais uma vitória com Wilson Santos (PSDB), que disputa o segundo turno contra Emanuel Pinheiro (PMDB). 

O PSDB tinha dois prefeitos. Com a minha chegada ao partido, fomos para 20. E agora vamos chegar a quase 39. Não vejo isso como ruim

As derrotas foram contabilizadas em Sinop, onde Roberto Dorner (PSD) teve 20.593 votos (33,9%) e perdeu para Rosana Martinelli (PR), que conquistou 23.981 (39,5%); em Tangará da Serra, onde o vitorioso foi Fábio Junqueira (PMDB), com 18.063 votos (39,1%), contra Vander Masson (PSDB), que ficou apenas em terceiro lugar, com 12.446 votos (26,9%). 

O governador também viu seus aliados perderem em Barra do Garças, com a derrota de Sandro Saggin (DEM) para Roberto Farias (PMDB) – por 5.564 votos, contra 20.275; e em Alta Floresta, onde Maria Izaura (PDT) recebeu 11.628 votos (44%), e não conseguiu vencer o candidato Dr. Asiel (PMDB), que recebeu 11.759 votos (44,5%). 

Em Rondonópolis, Taques apoiou o atual vice-prefeito, Rogério Salles (PSDB), que enfrentou o atual chefe do Executivo Percival Muniz (PPS), que buscou a reeleição. Com a divisão do grupo, o deputado estadual José Carlos do Pátio (SD) se elegeu. Na totalização, Pátio recebeu 39.352 votos, Percival 37.796 votos, e Salles 29.920 votos. 

Houve também a derrota em Lucas do Rio Verde, onde Otaviano Pivetta (PSB) teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-MT, e perdeu para Flori Binotti (PSD), que conseguiu 14.408 votos contra 14.166 de Pivetta, ou seja, 242 votos a mais. 

Apesar disso, Binotti poderá fazer parte da base governista, já que contou com apoio do vice-governador Carlos Fávaro (PSD). 

Em todo o Estado, o PSDB conseguiu vitórias em 39 prefeituras e o PSD obteve outras 29. 

Diante destes resultados, o governador amenizou o impacto das derrotas e ressaltou o crescimento do PSDB no Estado. 

“O PSDB tinha dois prefeitos. Com a minha chegada ao partido, fomos para 20. E agora vamos chegar a quase 39. Não vejo isso como ruim”, afirmou. 

“Em Sinop, o PSDB coligou com o PSD e tivemos mais de 30% dos votos. Rondonópolis, infelizmente, nossa base se dividiu, e nós estamos com quase 30% dos votos. É o cidadão que decide, não o governador”, completou. 

Vitórias 

Em Várzea Grande, mesmo o seu partido não tendo coligado com o DEM, a reeleição da prefeita Lucimar Campos, com 76,16% dos votos válidos, pode ser computada como uma conquista de Taques, já que o grupo da gestora está na base do Governo do Estado. 

Em Cáceres (225 Km ao norte de Cuiabá), o candidato tucano Francis Maris venceu as eleições com 62,9% dos votos válidos. 

No município, o grupo de Taques teve que se dividir, já que o adversário do candidato tucano foi Professor Adriano, do PSB. 

Outra vitória e divisão de seu grupo político foi em Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá), onde Ari Lafin (PSDB) venceu o atual prefeito da cidade, Dilceu Rossato (PSB), por 21.008 votos, contra 17.551.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br