quarta-feira, 10 junho, 2026

4º Summit ABRACEO CBAt avança nos debates pelo fortalecimento da corrida de rua

Date:

O congresso deste ano, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, trouxe para o debate sobre corridas de rua representantes do Governo Federal e do Fórum de Secretários Estaduais, além de organizadores de provas e presidentes de federações do Atletismo Brasil.

O 4º Summit ABRACEO CBAt que teve o seu primeiro dia de trabalho nesta terça-feira (20/1), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, reforçou a mensagem de que organizadores, federações, entidades governamentais, profissionais, marcas e fornecedores devem continuar juntos pelo fortalecimento do setor, um mercado que segue crescendo no Brasil. O encontro nacional segue nesta quarta-feira (21/1), no mesmo local.

“Nesses quatro anos de Summit a mensagem continua a mesma. Com a união entre organizadores de corridas de rua, federações nacionais e Confederação Brasileira de Atletismo a gente consegue promover muitas outras coisas, como o empreendedorismo, segurança e o crescimento de corrida de rua. É o quarto ano que a gente destaca o quanto é importante os envolvidos terem bom relacionamento”, destacou Guilherme Celso, da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO).

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos ressaltou que mais uma vez o evento reúne o “todo o ecossistema da corrida de rua”. “Corrida de rua é atletismo no Piauí ou no mundo, jamais esqueçam isso! Estamos plantando algo gigante, que é o fortalecimento da corrida de rua, com vistas a assegurar a integridade física de todos os atletas, de forma organizada seguindo as leis e as normas, sejam elas federais, da World Athletics, da CBAt ou das federações”, ressaltou.

“A corrida de rua é para profissionais, um movimento organizado. A corrida de rua é gigante, o esporte é gigante. O PIB do esporte em 2023 foi de mais de 184 bilhões de reais, 1,69% do PIB do País. Com a união do esporte isso vai crescer. Corridas de rua crescentes em qualidade, aumentando o número de permits, bom para os organizadores, as entidades e a sociedade brasileira”, acrescentou.

Estados e municípios – O Summit deste ano trouxe para o debate sobre corridas de rua representantes dos Governos Federal e Estaduais, além de organizadores e presidentes de federações. No painel “A importância dos Estados e Municípios no Crescimento da Corrida de Rua”, Júlio Cesar Nunes Júnior, o Cesinha, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores do Esporte, defendeu uma divulgação ampla sobre a Lei Geral do Esporte (Lei nº 145.597/2023) e o artigo 153, que define a obrigatoriedade do Permit (autorização) para a realização de corridas de rua com inscrições.

“É colocar que a Lei Geral do Esporte trata do assunto e sobre as responsabilidades dos Estados e municípios. Não vai acontecer num estalar de dedos, não vai! Mas a gente está plantando a semente, iniciando essa construção. Acredito que uma ‘cartilha’, um documento sobre o tema, e uma reunião entre ABRACEO, CBAt e os secretários de Esportes de todos os Estados do Brasil pode somar”, disse Cesinha.

“A Segurança nas Corridas de Rua: O Papel do Permit e das Federações” foi o painel com a presença dos presidentes das Federações do Atletismo Brasil Fagner de Barros, de Pernambuco; Daiana Gamboa, de Santa Catarina; Joel de Oliveira, de São Paulo; Gustavo Ranieri Duarte, de Minas Gerais; e Lilian Carvalho, do Amazonas.

Premiação em corridas – “Participação e premiação de atletas federados: critérios, benefícios, impactos e responsabilidades” foi o tema da palestra que juntou o maratonista olímpico Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, o corredor Johnatas de Oliveira Cruz, o treinador Clodoaldo Lopes do Carmo e Paulo Silva, organizador da Maratona Internacional de Porto Alegre, com mediação de Cláudio Castilho, diretor Executivo da CBAt.

O cachê de participação e a premiação não são obrigatórios, mas Marílson lembrou que a presença do ídolo valoriza a corrida e estimula a inscrição de corredores amadores. “As pessoas querem correr a mesma prova que um atleta importante daquele País corre e os organizadores ganham com isso”, disse Marílson. Clodoaldo comentou que a presença de atleta de elite e resultados igualmente de elite, recordes, marcas expressivas são capazes de “levantar corridas de rua”, de acrescentar a prova um status diferenciado que atrai mídia, público e mais corredores.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cidade de MT entra no calendário nacional do automobilismo

Tapurah sediará, pela primeira vez, uma etapa nacional da...

Senadores de MT participarão de audiência no STF sobre disputa territorial com o Pará

Flávio Dino autorizou a participação de Carlos Fávaro, Jayme...

Inscrições para o Aparados Off-Road 2026 estão abertas  

São três dias de disputas e cerca de 600km...

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Medidas vão ampliar efetivo da Polícia Penal e fortalecer...
Feito com muito 💜 por go7.com.br