quinta-feira, 5 fevereiro, 2026
25.5 C
Alta Floresta

Patrocínio da Secel proporciona aulas de balé, capoeira, karatê, ritmos, natação, jiu-jitsu e treinamento funcional

Date:

As aulas ocorrem em espaços nas proprias comunidades para facilitar o deslocamento e garantir a a frequência dos alunos

Projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), no valor de R$ 400 mil, via emenda parlamentar, beneficia 500 participantes de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece aulas gratuitas, com professores capacitados, de balé, capoeira, karatê, ritmos, natação, jiu-jitsu e treinamento funcional. Idealizado pelo Instituto Realize, o projeto abrange o interior do Estado, os  municípios de São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte e, dois bairros de Cuiabá,  Ribeirão do Lipa e Jardim Industriário II.

O instituto fornece gratuitamente todo o material necessário para a prática das atividades, como quimonos, uniformes de ballet e equipamentos esportivos, removendo a barreira financeira que, por vezes, impede o acesso às atividades. Expandindo o sucesso de edições anteriores realizadas na Capital, o RealizAção chega ao interior com o objetivo de fortalecer vínculos comunitários e promover cidadania.

“Não estamos apenas oferecendo uma aula de esporte, estamos levando uma estrutura de ponta para dentro das comunidades. Quando entregamos um uniforme e colocamos um professor qualificado em municípios que muitas vezes carecem dessas opções gratuitas, estamos entregando dignidade e novas perspectivas para essas famílias”, destaca a coordenação do projeto.

A grade de atividades foi desenhada para atender a vocação e a demanda de cada localidade. Abrange desde artes marciais até atividades rítmicas e aquáticas. No Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, por exemplo, são ministradas aulas de balé e capoeira. Já no Bairro Jardim Industriário II, por sua vez, as aulas são de karatê e ritmos. Em São José do Rio Claro, os alunos têm capacitação em natação e balé, enquanto em Guarantã do Norte recebem capoeira e jiu-jítsu. Já o município de Ipiranga do Norte, tem atendimento de ritmos e treinamento funcional.

As aulas ocorrem em espaços parceiros dentro das próprias comunidades para facilitar o deslocamento e garantir a frequência dos alunos. Além do desenvolvimento físico e motor, o projeto possui um forte viés pedagógico, trabalha valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. O início das aulas nesta semana marca a consolidação da primeira etapa, que prevê um calendário contínuo de atividades ao longo dos próximos meses. O ápice são eventos de integração e mostras culturais.

Além de patrocínio do Governo de Mato Grosso, via Secel, o projeto do Instituto Realize recebe incentivo financeiro da Assembleia Legislativa, e conta com o apoio institucional do Instituto Criar.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Sinop Coyotes promove seletiva de futebol americano no final de semana

Seletiva será para os naipes feminino e masculino Chegou a...

TSE enterra tentativa de cassação e confirma vitória nas urnas em Alta Floresta

A decisão, assinada pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva,...

Justiça do Trabalho recebe apoio do TRE-MT para a 7ª Corrida do Trabalho, em Cuiabá

Tema “Voto Livre – Corra do Assédio Eleitoral” conecta...

MEsp apoia realização do 76º Campeonato Brasileiro de Snipe que consagra Xandi e Melissa Paradeda campeões

Competição de vela reuniu 84 barcos no Lago Paranoá,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br