quarta-feira, 27 maio, 2026

Câmara aprova moção de aplausos a associação que atua em defesa das mulheres em Lucas do Rio Verde

Date:

Proposta da vereadora Débora Carneiro reconhece trajetória da associação no combate à violência de gênero e na promoção da cidadania feminina em Lucas do Rio Verde

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou, durante a 9ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (6), a Moção nº 02/2026, de autoria da vereadora Débora Carneiro, que concede Moção de Aplausos à Associação de Mulheres em Busca de Cidadania (AMEC). A proposta reconhece a trajetória da entidade na defesa dos direitos das mulheres, no combate à violência de gênero e na promoção da cidadania e do fortalecimento feminino no município.

Segundo o projeto, a AMEC foi fundada em junho de 2002, no bairro Rio Verde, a partir da iniciativa de um grupo de doze mulheres lideradas pela professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes, com o apoio das Irmãs GE e Irmã Carmem, da congregação das Irmãs Carmelitas, e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Conforme a autora, a entidade tem como missão principal atuar no enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo acolhimento, orientação, fortalecimento da autonomia feminina e defesa dos direitos humanos.

O documento ainda descreve que a associação é atualmente presidida pela professora Gisleyne Modenez Duarte e conta com 40 mulheres associadas residentes no bairro Rio Verde, sua principal área de atuação, além da colaboração de 20 voluntárias provenientes de bairros como Veneza, Jardim Imperial, Cerrado, Parque das Araras, Primavera I e II, Cidade Nova e Amazonas. “Sua sede encontra-se instalada em espaço anexo ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher – CRAM”, onde desenvolve parte de suas atividades comunitárias, conforme trecho da justificativa.

Ainda de acordo com a proposta, ao longo de 24 anos, a AMEC tem promovido projetos voltados à inclusão social e ao fortalecimento da autonomia feminina. Entre as iniciativas destacadas estão o projeto de Artesanato, que “além de estimular a geração de renda também atua como instrumento de promoção do bem-estar emocional e combate à depressão”; a Alfabetização Solidária, voltada à inclusão educacional; e o Costurando o Futuro, iniciativa de qualificação profissional em corte e costura.

“A associação desempenha papel fundamental no acolhimento e orientação de mulheres vítimas de violência”, diz a autora, que também menciona ações de conscientização por meio de palestras, rodas de conversa e o tradicional “Apitaço contra a Violência à Mulher”, realizado durante os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Além do projeto aprovado, outras propostas foram encaminhadas para análise preliminar das comissões permanentes da Casa e foram aprovadas indicações ao Poder Executivo para melhorias em diversos bairros. A sessão desta segunda-feira foi transmitida ao vivo pela internet, e a íntegra do vídeo está disponível para acesso no canal oficial da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde no YouTube. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 13 de abril.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

BMX de Lucas do Rio Verde conquista 58 vagas do pódio e domina 2ª etapa do Campeonato Mato-grossense em Sorriso

Atletas da escolinha Viva Lucas conquistaram 13 títulos, 12...

Governador defende ação conjunta entre Estado e municípios para ampliar atenção básica, creches e frota escolar

Objetivo é consolidar metas definidas e responsabilidades compartilhadas entre...

A ponte entre assistência e emancipação pelo esporte e educação

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre programas...

Nova Bandeirantes sedia abertura do Circuito Mato-grossende de MotoCross no final de semana

A cidade de Nova Bandeirantes será palco neste final...
Feito com muito 💜 por go7.com.br