Após 38 minutos e 34 segundos da largada, o advogado Josué Ferreira de Souza cruzou a linha de chegada e garantiu o primeiro lugar na categoria 10K masculino na 7ª Corrida do Trabalho. Ele foi um dos 1.800 atletas inscritos para o evento esportivo realizado na manhã desta sexta-feira (1º), Dia Internacional do Trabalho, em Cuiabá, em uma edição que uniu esporte, cidadania e conscientização contra o assédio eleitoral no ambiente de trabalho.
Com o tema “Voto Livre – Corra do Assédio Eleitoral no Trabalho”, a corrida deste ano chamou atenção para a importância de assegurar que trabalhadores possam exercer o direito ao voto de forma livre, sem pressões, ameaças ou constrangimentos.
Primeiro lugar geral masculino, Josué de Souza comemorou a primeira vitória na Corrida do Trabalho após outras participações. Advogado e corredor “semiprofissional”, como ele costuma se descrever, destacou a disciplina necessária para conciliar a carreira de advogado com os treinos. “É resultado de muito empenho. A gente abre mão de muita coisa para treinar e ver esse resultado é gratificante. Foi a primeira vez que cheguei em 1º”, comemorou.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargador Aguimar Peixoto, destacou o caráter social da iniciativa. “Estamos na 7ª Corrida do Trabalho, mais uma vez incentivando a participação e
divulgando um tema fundamental, que é o combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho. É uma grande união institucional em defesa dessa causa”, afirmou.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, destacou que a Corrida do Trabalho já está consolidada no calendário esportivo de Mato Grosso e celebrou a participação da entidade no evento que sempre traz um tema social relevante. “Em ano eleitoral, reforçar que o voto é livre é essencial para uma sociedade justa e democrática. É uma alegria participar mais uma vez”, ressaltou.
O procurador do Trabalho Pedro Henrique Faccioli afirmou que a 7ª Corrida do Trabalho abre o calendário de ações de prevenção e combate ao assédio eleitoral em Mato Grosso em 2026. Segundo ele, o tema é prioridade para o MPT/MT, especialmente em ano de eleições nacionais.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), o diretor-geral, Mauro Diogo, parabenizou a Justiça do Trabalho pelo tema escolhido para 2026. “São duas justiças cidadãs unidas para cuidar da saúde, comemorar o Dia do Trabalho e destacar a importância de combater o assédio eleitoral, que nos preocupa cada vez mais. O voto é livre e consciente, não deixe nenhum assédio corromper seu voto!”, destacou.
Superação
Na categoria feminina, Nicolle Nagle, servidora do TRE/MT, conquistou o primeiro lugar geral nos 10
K. Para ela, que já corre há mais de dois anos e participa pela primeira vez da Corrida do Trabalho, vencer em uma prova com esse tema teve significado especial. “Sendo servidora do TRE e participando pela primeira vez desta prova na edição que fala sobre assédio eleitoral torna tudo ainda mais importante”, destacou.
Já Jonathan Pereira e Silva venceu os 5K masculino com o tempo de 17 minutos, 40 segundos e 4 milésimos. Cuiabano, ele celebrou a evolução em relação à edição anterior. “Na outra vez também também subi ao pódio, mas hoje foi melhor ainda porque consegui fazer uma excelente prova e ficar em primeiro”, disse.
Entre os exemplos de superação, está Maria do Carmo, de 87 anos, que se emocionou ao completar os 5K e subir ao pódio na categoria feminina da melhor idade. “Perdi meu marido ano passado, mas vim correr porque ele me pediu para continuar e nunca desistir do esporte”, conta a atleta que começou a correr com 10 anos de idade.
Dona Maria marcou presença em todas as edições da Corrida do Trabalho e fez questão de compartilhar sua rotina diária de exercícios, que, segundo ela, é a receita para manter saúde e disposição. “Faço corrida e capoeira todos os dias, treino desde menina. Exercício é saúde. Para ter disposição, é preciso treinar sempre”, ensinou.
7ª Corrida do Trabalho 
Os participantes da Corrida do Trabalho também puderam testar seus conhecimentos sobre assédio eleitoral em uma ação educativa realizada com o apoio da tecnologia das urnas eletrônicas. O Game ficou disponível durante todo o evento esportivo, com centenas de brindes.
O Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso garantiu animação e rítmo para o evento esportivo. Ao todo, foram disponibilizadas 1.800 vagas prova adulta, nas modalidades 5 km, 10 km e caminhada, e 200 para a Corrida Kids, que será realizada no período da tarde, a partir das 15h, no estacionamento externo do complexo-sede do TRT/MT.
Idealizada pelo TRT/MT e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT/MT), com organização da OAB/MT, a corrida reuniu instituições parceiras e reforçou o compromisso coletivo com a democracia. Participaram ainda como apoiadores o TRE/MT, TV Centro América, Sistema Fiemt, Trael, Amatra23 e Rádio TRT FM.



