Na manhã do dia 23 de outubro a equipe do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, realizou palestra orientativa e educativa no Frigorífico Bonanza. Esse trabalho busca conscientizar as pessoas dos malefícios que a nicotina e o álcool podem causar.
O coordenador do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, Claudiomiro Vieira, diz que esse contato com os colaboradores é importante para sensibilizá-los dos malefícios da nicotina e álcool. “Desenvolvemos esse momento para orientar os colaboradores. Também falamos sobre a dependência da bebida alcoólica”, pontua.
No período de janeiro a setembro de 2023 foram atendidos 94 pacientes em tratamento e acompanhamento. Também foram realizados 648 atendimentos individuais e 52 atendimentos domiciliares, além de 14 atendimentos em unidade hospitalar.
Dos atendimentos realizados 55 pacientes conseguiram abandonar o vício do cigarro, que corresponde a 58,50%. Outros 24 pacientes conseguiram reduzir em 50% a quantidade de cigarros fumados.
Vieira destaca que, embora, as vezes a pessoa tenha vontade, pode faltar apoio. “Por isso sempre destacamos a importância do envolvimento da família. Além dos familiares, o programa está aqui para auxiliá-los”, finaliza.