Na bateria válida pela quarta rodada da chave principal do Pan de Santiago, a brasileira venceu a peruana Daniella Rosas; Aline Adisaka e Luiz Diniz também avançaram no SUP
Medalha garantida! A brasileira Tatiana Weston-Webb superou a quarta rodada da chave principal do surfe feminino no Pan de Santiago e garantiu, no mínimo, o bronze para o Brasil na competição. Ela voltará às águas ainda nesta sexta-feira (27), às 16h49. No SUP, Luiz Diniz e Aline Adisaka se classificaram para a etapa seguinte do torneio e também confirmaram medalhas na modalidade.
No início da bateria, a peruana Daniella Rosas, adversária da brasileira, acertou uma pequena sequência de rasgadas e alcançou a nota de 5.00. Depois, Tatiana respondeu com uma ótima onda, aplicando diversas manobras com muita velocidade. Assim, ela conquistou a nota de 7.17 e assumiu a liderança da disputa. Daniella conseguiu mais um 5.50 e pressionou a surfista gaúcha a surfar novamente para buscar a vitória. Porém, nos últimos segundos, Weston-Webb conseguiu uma onda de 4.87, ficou com o somatório de 12.04 e triunfou na bateria.
“Muito feliz de já ter uma medalha garantida, de poder disputar mais um título. Estou muito animada de estar aqui com o Time Brasil, estou muito feliz com o meu surfe e quero continuar surfando”, disse a surfista. “Foi uma bateria bem disputada, não tinha muitas ondas e ela (Daniella Rosas) me marcou a bateria inteira. Mas no finalzinho deu para virar nos últimos trinta segundos, estou muito feliz de passar mais uma e bora com tudo”, completou a brasileira.
Dessa forma, com a classificação, Tatiana Weston-Webb avançou para a quarta rodada da chave principal, onde irá enfrentar a costarriquenha Leilani McGonagle. O duelo acontecerá ainda nesta sexta-feira (27), às 16h49, no horário de Brasília-DF.
Por outro lado, no masculino, o capixaba Krystian Kymerson foi superado pelo peruano Lucca Mesinas na quarta rodada da chave de repescagem e se despediu do torneio. O adversário do brasileiro, que foi ouro no Pan de Lima-2019, venceu a bateria por 10.80 a 10.43 e avançou. Assim, o Brasil encerrará a edição de Santiago sem medalha no Shortboard masculino.
Luiz Diniz e Aline Adisaka garantem medalha no SUP
Além disso, na disputa do surfe SUP nos Jogos Pan-Americanos, os brasileiros Luiz Diniz e Aline Adisaka se classificaram para a quarta rodada do torneio e garantiram, no mínimo, dois bronzes para o Brasil na modalidade. Primeiramente, Luiz superou o mexicano Felipe Rodríguez pelo placar de 9.76 a 3.14. Logo depois, Aline eliminou Lucia Cosoleto, da Argentina, vencendo a bateria por 8.43 a 8.17.
“Foi uma bateria bem difícil e começou de forma estranha pra mim, tomei um caldo gigante, a lycra saiu, quase perdi ela, mas resolvi recomeçar a bateria com muita calma e humildade e graças a Deus deu tudo certo, consegui avançar e colocar o nosso país no quadro de medalhas no surfe SUP”, relatou Luiz.
Luiz Diniz e Aline Adisaka competirão novamente hoje. No masculino, o brasileiro enfrentará o estadunidense Zane Schweitzer, às 17h58, enquanto Aline irá encarar a colombiana Isabella Gomez, às 18h21.