quinta-feira, 9 julho, 2026

Reunião pública fortalece o diálogo e amplia o debate sobre mudanças no Código Tributário Municipal em Nova Mutum

Date:

A Câmara Municipal de Nova Mutum realizou, na tarde desta quarta-feira (08), uma reunião pública para discutir o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 010/2026, que propõe alterações no Código Tributário Municipal e institui o procedimento de Autorregularização Tributária. O encontro foi promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Ricardo Schneider (PL), tendo como secretário o vereador Rafael Brignoni (PL) e como membro o vereador Anderson Mantovan (União Brasil).

Durante a abertura, Ricardo Schneider destacou que a iniciativa teve como objetivo promover um amplo esclarecimento sobre a proposta antes de sua apreciação em plenário.

 O convite foi feito para explicar e sanar dúvidas. Alguns pontos geraram questionamentos e queremos que sejam esclarecidos ponto a ponto para todos os envolvidos, afirmou o parlamentar.

Representando a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (ACENM), o presidente da instituição, Fernando Simão, ressaltou a importância do diálogo entre o Poder Público e o setor produtivo. Segundo ele, a reunião permitiu compreender melhor os mecanismos previstos no projeto, proporcionando mais segurança para empresários, profissionais da área contábil e para a própria sociedade acompanhar a tramitação da matéria.

Na sequência, a secretária municipal de Finanças e Orçamento, Terezinha Arissava, apresentou os principais pontos da proposta e esclareceu os questionamentos dos participantes. Ela explicou que o projeto não cria novos tributos, mas estabelece um mecanismo que permite ao contribuinte regularizar eventuais inconsistências antes da aplicação de penalidades.

 Não há nova cobrança. O que estamos fazendo é reduzir multas e o desgaste para o empresário, oferecendo a oportunidade de se autorregularizar ou apresentar esclarecimentos antes de qualquer notificação. Muitas vezes não existe divergência, apenas uma inconsistência. Nossa equipe permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, destacou a secretária.

As contribuições apresentadas durante a reunião pública serão consideradas pela Comissão de Finanças e Orçamento na análise do Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 010/2026, reforçando a transparência, o diálogo institucional e a participação da sociedade no processo legislativo.

Também participaram dos debates o presidente da Câmara, vereador Lucas Badan Faria (União Brasil), além dos vereadores Jaiane Santos (PP) e Rafael Brignoni (PL).

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Happy Hour “Mulheres que Lideram Transformam Vidas” reúne lideranças femininas em Alta Floresta

Alta Floresta receberá no próximo 16 de julho, a...

1ª Corrida Homens do Fogo movimenta Alta Floresta com esporte e integração comunitária

A manhã do ultimo domingo (5) foi marcada por...

Por que torcer na Copa do Mundo causa ansiedade?

Psicóloga explica comportamento emocional dos torcedores em meio ao...
Feito com muito 💜 por go7.com.br